Pesquisa

Pelotas sediará a 15ª edição da Conferência Mundial do Pêssego

Evento ocorre entre outubro e novembro e expectativa é receber cerca de 300 participantes, 180 de fora do Brasil

Foto: Divulgação - Das 26 variedades cultivadas, dez são específicas à indústria

Pelotas será sede da 15ª Conferência Mundial do Pêssego de Indústria, que ocorre de 29 de outubro a 1º de novembro, na sede da Embrapa Clima Temperado. Para o evento em Pelotas, são esperadas cerca de 300 participantes, sendo 180 de fora do Brasil. Conforme os organizadores, já estão confirmadas as participações de representantes da África do Sul, Argentina, Austrália, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Itália e Grécia.

A Conferência Mundial do Pêssego é bienal. A última edição teve como sede a cidade de Múrcia, na Espanha, em 2018. A edição do Brasil, em 2020, precisou ser adiada em função da pandemia.

Conforme dados da indústria, Pelotas e região respondem por cerca de 99% da produção do pêssego em conserva no país. Os produtores atuam com 26 variedades da fruta, sendo dez específicas para conservas, como a Esmeralda e a Maciel. Os registros do Sindocopel apontam a indústria do pêssego de Pelotas como uma das mais antigas do país, com início da produção em 1880.

A prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, foram oficialmente convidados, para o evento. O convite foi entregue pelo presidente do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Paulo Crochemore.

Paula confirmou presença no evento e destacou a relevância da Conferência para a cidade e toda a cadeia produtiva. “Ficamos muito orgulhosos desse evento, pois sabemos da tradição de Pelotas na indústria do pêssego em conserva, que domina quase 100% do mercado brasileiro e está exportando, sendo geradora de emprego e renda no município. Vamos receber gente de várias partes do mundo e, obviamente, estamos juntos recebendo e acolhendo os agentes desse setor”, destacou Paula.

Integraram a comitiva, além do presidente do Sindocopel, Paulo Crochemore, o vice-presidente Paulo Alvacir Silva e os diretores da entidade, Fábio de Castro, Élida Timm e Carlos Oderich.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Programa prevê mais de 4 mil açudes Anterior

Programa prevê mais de 4 mil açudes

Melhorias na infraestrutura dão cara nova para a Expointer 2023 Próximo

Melhorias na infraestrutura dão cara nova para a Expointer 2023

Deixe seu comentário