A minicidade golpista


Carlos Eduardo Behrensdorf
[email protected]



A minicidade golpista
O relatório da intervenção na segurança pública do Distrito Federal (DF) sobre os ataques ocorridos em 8 de janeiro de 2023, na Esplanada dos Ministérios, tem relação com o acampamento instalado por dois meses em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. O documento, de 62 páginas, relata as ações dos atos de escalada da violência em Brasília nos dias que antecederam a invasão e depredação do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF). "O acampamento era uma minicidade golpista e foi o centro de todos os atos antidemocráticos registrados em Brasília entre novembro de 2022 e janeiro de 2023."

Capelli
As afirmações são do interventor federal na Segurança Pública do DF, Ricardo Capelli, feitas durante apresentação do relatório, na sexta-feira (27).

Eleição
Pelo comando da Câmara será na quarta-feira (1º). As negociações dos cargos na mesa diretora incluíram um acordo entre Republicanos e PL.

Favorito
Chapa de Lira para presidência da Câmara reúne centrão, PT e PL. O atual presidente é favorito à eleição e tem apoio de 20 partidos para ser reconduzido.

Gabinete
Lira distribui até gabinete com vista privilegiada em sua busca de reeleição na Câmara. Deputados recém-eleitos foram beneficiados com salas melhores.

Adversário
O único é o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). A candidatura é um contraponto à supremacia de Arthur Lira e "um sinal de alerta para o governo Lula".

Apostas
No Senado, Rogério Marinho (PL-RN) tenta se afastar do bolsonarismo. Rodrigo Pacheco (PSD-MG) mantém favoritismo. Aliados de Marinho apostam em traições.

Número
O Brasil tem o menor número de agências bancárias da série. Fecharam 394 unidades em 2022 e o total caiu para 17.908. Grandes bancos detêm 85,6% do todo.

Surpresa
Outra novidade! Um estudo internacional do qual participaram cientistas brasileiros mostra: quase 40% da Amazônia foram degradados por atividades humanas.

Causas
A onicofagia (roer, morder, comer unhas) é um ato compulsivo e obsessivo, causado por estresse, ansiedade, medo, frustração, entre outros sentimentos.

Preços
A situação financeira leva parte da população brasileira a viver esta situação. Nos supermercados, freguesas e fregueses roem as unhas diante dos altos preços. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quem não chora não mama

Próximo

A Inteligência Artificial

Deixe seu comentário