
A pirataria industrial
Carlos Eduardo Behrensdorf
[email protected]
A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobrás (Anapetro) entrará com ações na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e no Tribunal de Contas da União (TCU) para averiguar irregularidades na venda da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), localizada em São Mateus do Sul, Paraná, relativas à pirataria industrial em negócios envolvendo a tecnologia Petrosix. As medidas da Anapetro se somam à ação judicial impetrada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) com base em denúncias de favorecimento à empreiteira Engevix e à Irati Energy, subsidiária do grupo canadense Forbes & Manhattan.
Apurações
A empreiteira e a subsidiária compraram a SIX, em novembro do ano passado, por 41,6 milhões de dólares, valor pouco superior ao lucro anual da unidade. A FUP acompanha as apurações.
Possíveis
O presidente da companhia, Jean Paul Prates, determinou uma investigação interna na Petrobras sobre "a existência de possíveis irregularidades na privatização da SIX".
Petrobras
A Anapetro aguarda para hoje respostas da Petrobras sobre questões específicas da venda da unidade, encaminhadas por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Auditoria
Realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu: "a avaliação dos cursos pelo MEC não é capaz de mensurar a qualidade da formação dos estudantes". (Secom TCU)
Em pauta
A Polícia Federal (PF) tomará o depoimento de cerca de 80 militares do Exército sobre os atos do dia 8 de janeiro. Participação ou omissão continuam em pauta na atualidade.
Ouvidos
A Policia Federal já expediu as intimações para que eles sejam ouvidos hoje quarta-feira. A corporação vai montar uma força-tarefa para conseguir tomar todos os depoimentos.
Brasília DF
Estudo do Dieese revela que preço dos 13 itens da cesta básica chegou a R$ 693 comprometendo 57% do salário mínimo. O pagamento dos alimentos exigiu 117 horas de trabalho.
Internet
Leis rigorosas asseguram à China controle social na internet. Atividades online são vinculadas a reconhecimento facial, localização, conta bancária e documento de identificação.
Adaptado
Espião russo disse que morou na Asa Norte e era fã de comida por quilo. Sergey Cherkasov, 36, passou 12 anos com a identidade falsa de Viktor Muller Ferreira, 33. Quem diria!
Frescor
Carruagem que levará Charles III e Camilla para a coroação em Westminster terá ar condicionado. O frescor, mesmo artificial, ajuda a suportar as medalhas e os trajes reais.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário