
A volta do quinquênio
Por Carlos Eduardo Behrensdorf
Jornalista
[email protected]
Juízes federais ganham penduricalho por tempo de serviço e podem embolsar até R$ 2 milhões. O Conselho da Justiça Federal (CJF), órgão de fiscalização e administrativo, estabeleceu para magistrados desse ramo do Poder Judiciário um benefício salarial extinto há 16 anos. Conhecido como quinquênio, o aumento automático de 5% nos vencimentos a cada cinco anos voltará a cair nos contracheques de quem ingressou na carreira federal até 2006. A medida prevê ainda o pagamento retroativo do penduricalho com correção pela inflação. O Conselho afirma não ter a estimativa do impacto financeiro da decisão tomada no dia 16 deste mês.
Federais
São contemplados apenas integrantes da Justiça Federal, pois o Ministério Público, Justiça do Trabalho e Justiças Estaduais não respondem ao órgão.
Estadão
Projeção do consultor legislativo do Senado, Luiz Alberto dos Santos, feita a pedido do Estadão: empossado em 1995, poderá receber R$ 2 milhões em atrasados.
Desafia
Disparada nos preços de alimentos desafia o novo governo. Os custos da comida sobem bem acima da inflação, desde 2018, e deverão continuar pressionando em 2023.
Postura
Indicados por Bolsonaro ao STF terão novas posturas no governo Lula? André Mendonça e Nunes Marques foram procurados por integrantes da equipe de transição.
Pastas
Lula promete aproximadamente mais dez pastas em seu futuro governo. Perguntar não ofende: quanto custará o aumento das pastas nos cofres públicos e na política?
Senadora
Vendo o peixe pelo preço que comprei: o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) é dado como certo para compor o ministério. O cardume não é pequeno...
Convidado
Ex-presidente do TCU, José Múcio é convidado para a Defesa. Para os comandantes das Forças Armadas valerá o critério de antiguidade dos oficiais de alta patente.
A pescaria
Velho pescador do Lago Paranoá lançou a isca. Ele espera fisgar peixes graúdos para mostrar a que vem. Lula exibirá o volume da pescaria na próxima semana.
O arremesso
Richarlison deixou o gramado do Stadium 974, após vitória da seleção brasileira contra a Suíça, apenas de cueca. Sem camisa, jogou a bermuda para um torcedor.
Motociatas
Após o resultado das eleições, o presidente Bolsonaro completou ontem um mês sem participar de motociatas, que marcaram sua gestão.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário