
Alerta da professora
"Há mais de 80 anos, o historiador Sérgio Buarque de Holanda chamou a atenção para o fato de que o brasileiro, em geral, e a elite brasileira, em particular, têm grande dificuldade em determinar o que é público e o que é privado. Essa dificuldade atravessou a experiência republicana brasileira desde o fatídico 15 de novembro de 1889, demonstrando sua cara mais feia nos momentos de ditadura militar, ou de tentativas de instauração da mesma. No entanto, mesmo em momentos em que a política brasileira aparenta ser progressista, há uma disputa sobre o que é o "bem público" e a quem ele deve atender em primeiro lugar.
Autora
Mestre e doutora em História Social pela USP, Ynaê Lopes dos Santos é professora de História das Américas na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Máxima
Inaê cita a escritora Carolina Maria de Jesus: "O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome também é professora".
Triagem
Entre os extremistas presos por atos criminosos em 8 de janeiro, 904 passaram por triagem antes de entrar no sistema prisional do DF. (Metrópoles)
Vacinação
Contra diferentes doenças para ingresso no sistema prisional do Distrito Federal, faz parte de procedimentos padrões para detentos. (Metrópoles)
Recusas
Do total, 134 receberam doses de vacinas em atraso e 64 se recusaram a receber imunizantes contra a Covid-19. (Alan Rios e Samara Schwingel)
Promete
Lula critica inteligência governista e promete punição a militares envolvidos: "Alguém chancelou a entrada de bolsonaristas no Palácio".
Comandos
Troca comando da PF em 18 estados, dispensa 26 superintendentes da PRF. Delegado que investigou Caso Marielle assumirá a PF/RJ.
Lula
Busca desmilitarizar Planalto após recorde com Bolsonaro. Ex-ministro do GSI critica dizendo que ação do presidente: "profunda covardia".
Líder
Do PT na Câmara, o filho de José Dirceu, deputado Zeca Dirceu (SP), prega cautela sobre a abertura de uma CPI para apurar atos golpistas do dia 8.
Brumadinho
Rosa Weber vê risco de prescrição e manda destravar processo por mortes. A tsunami de lama de 25 de janeiro de 2019, deixou 259 mortos e 11 desaparecidos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário