As comparações mentirosas

O Instituto Brasil-Israel (IBI) lamentou e condenou as infundadas comparações que os golpistas detidos, após vandalizar a sede dos Três Poderes em Brasília, fizeram entre a forma que foram presos com os campos de concentração do Holocausto. A entidade ressalta que "as comparações feitas entre a detenção de envolvidos em atos de violência em Brasília e campos de concentração são irresponsáveis e ignoram a gravidade do que foi, efetivamente, o Holocausto, quando prisioneiros eram submetidos a trabalho escravo, privados de comida e passavam frio. Caso não morressem neste processo de tortura, eram levados às câmaras de gás".

O nazismo
Ao contrário das democracias liberais, estabelecia que "crime" era estar fora do padrão designado pelo ditador. No caso da Alemanha, não ser ariano.

Ao contrário
Quando judeus e outros grupos foram levados para os campos de concentração, não havia qualquer envolvimento com movimentações antidemocráticas.

Os golpistas
Foi justamente a supressão da democracia - desejada pelos golpistas detidos em Brasília - que fez nascer os campos de concentração na Alemanha Nazista.

As fontes
O IBI coloca à disposição suas fontes para repercutir e aprofundar o tema, incluindo o cientista político e diretor do instituto, Daniel Douek.

Empresário
Luciano Hang criticou as manifestações golpistas realizadas no domingo por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. Pois é...

Ele afirmou
"Torcer" pelo novo governo, mas sem citar diretamente o nome de Lula. "Temos um presidente novo, novo governo, vamos torcer pelo piloto." Fofinho!

Laboratório
"Brasil é laboratório da extrema-direita global. Onda extremista engloba o País e agenda, não foi meramente importada." Odilon Caldeira Neto.

Professor
Odilon é professor de história contemporânea da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenador do Observatório da Extrema Direita (OED).

Gastos
Com o cartão corporativo da Presidência da República durante a gestão de Bolsonaro (PL) vieram a público revelando ao menos R$ 27,6 milhões em despesas.

LAI
Chamam atenção valores em hotéis de luxo a gastos pessoais com sorvetes e cosméticos. (Fiquem Sabendo/Agência de dados públicos/Lei de Acesso à Informação)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Salários dos inertes

Próximo

Galvão retorna ao CNPq

Deixe seu comentário