Aumento do custo de vida


Carlos Eduardo Behrensdorf
Jornalista | [email protected]

​Aproximadamente oito em cada dez brasileiros (78%) acreditam que a taxa de juros contribui para o aumento do custo de vida no País. O dado foi obtido através da pesquisa "Monitor Global da Inflação", feita pela Ipsos. Das 29 nações que integram o levantamento, o Brasil ocupa a 6ª posição entre os países mais preocupados com a taxa de juros. Apenas Coreia do Sul (86%), África do Sul (83%), Austrália (83%), Suécia (80%) e Cingapura (79%) exibem porcentagens maiores. A Ipsos é uma das líderes globais no fornecimento de pesquisas de marketing, propaganda, mídia, satisfação do consumidor e pesquisa de opinião pública. (Guilherme Breda Sanches).
Motivos
Citados para aumento do custo de vida no País: economia global (74%), políticas adotadas pelo governo (72%), invasão da Ucrânia (66%) e pandemia da Covid-19 (65%).

A média
Só 8% dos brasileiros acreditam estar em uma situação financeira confortável (8%). Os tranquilos: Suécia (22%), EUA (21%) e Índia (20%). A média global é de apenas 10%.

Online
A Ipsos entrevistou 20.570 pessoas, aproximadamente mil no Brasil, entre 24 de março e 7 de abril de 2023. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Debate
Exploração de petróleo em áreas sensíveis cresce no mundo e alcança 91 países. Petroleiras exploram 835 áreas de proteção ambiental; Brasil debate extração na Foz do Amazonas.

Pompas
Maduro é recebido com pompas e elogio na volta a Brasília após oito anos. Lula diz que há "narrativa antidemocrática" sobre Venezuela; analistas veem tom "condescendente".

Prisão
Os deputados bolsonaristas Gustavo Gayer (PL/GO) e Zé Trovão (PL/SC) acionaram a embaixada dos Estados Unidos no Brasil para solicitar a prisão de Nicolás Maduro.

Prazo
Teste para a capacidade de articulação política de Lula e aliados na Câmara dos Deputados: até amanhã para reverter cenário que poder estabelecer o modelo de Bolsonaro.

Governo
O presidente prioriza a política externa em seu terceiro governo. "É preciso recolocar o Brasil como protagonista mundial e, consequentemente, da América do Sul".

Roteiro
Lula visitou os seguintes países desde que tomou posse: Japão, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha e o Reino Unido.

Estadão
Militares chineses visitam Brasil em meio a clima de desconfiança dos EUA, que mandam generais ao Brasil conversar com governo Lula para deter a "ameaça chinesa".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Renda, riqueza e consumo

Próximo

Alfabetiza Brasil

Deixe seu comentário