Sobre energia chinesa


Carlos Eduardo Behrensdorf
[email protected]

​"Com o racionamento de energia elétrica na China, as fábricas começam a operar em horários reduzidos e a produção cai. Com isso, começa a escassez de produtos na ponta da cadeia produtora, que refletirá diretamente na oferta para os países importadores, nos preços que serão ofertados, não só para os fornecedores, como para o cliente final". Quem alerta é Rodrigo Giraldelli, que atua há 20 anos como especialista em importação da China e está à frente da consultoria China Gate. A previsão é de que em até quatro meses os brasileiros já sintam o efeito da crise energética chinesa nos preços dos produtos disponíveis no varejo.

Em 2021
O país asiático é o principal parceiro comercial do Brasil, segundo o Sistema Integrado de Comércio Exterior. Em 2021, 31,3% das nossas importações vieram da China.

Em 2022
Até novembro, a porcentagem atingiu o nível de 64%. De janeiro a novembro o volume dessas importações chinesas para o Brasil giraram em torno de US$ 87 milhões.

Italianas
O Partido Democrático, principal sigla da esquerda, escolheu Elly Schlein. Ela é a primeira líder mulher para se contrapor à premiê ultradireitista Giorgia Meloni.

Sumiço
Ibama detectou sumiço de sete aves em extinção na casa de Anderson Torres. O ex-ministro de Bolsonaro é investigado em outra apuração e está preso.

Ilegal
Torres, suspeito de fazer comércio ilegal de aves em extinção, é registrado no Ibama como criador amador, o que não o autoriza a comercializar os pássaros.

"Urgente"
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, recebeu pagamento de quatro diárias e meia por uma agenda que descreveu como "urgente" em São Paulo.

Programa
Na viagem, foi homenageado em um evento equestre, compareceu a dois leilões de cavalos e inaugurou uma praça. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

Brasília
Pelo menos 1.420 pessoas foram presas em flagrante nos dias 8 e 9 de janeiro ou durante as operações realizadas pela Polícia Federal nas semanas que se seguiram.

Custódia
Depois de 50 dias das primeiras prisões, a maioria dos acusados está sob custódia das autoridades. Ainda estão presos 605 homens e 305 mulheres.

Especiais
Informações atualizadas pela Vara de Execuções Penais do DF mostram que 26 estão em unidades prisionais especiais, como ex-comandantes da PM e advogados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Carnavais ontem e hoje

Próximo

A bucha herdada

Deixe seu comentário