Um relatório importante

O relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), confirmou que apresentará o texto elaborado amanhã. O conteúdo será um relatório das atividades do Grupo de Trabalho (GT). O substitutivo às propostas em tramitação (PEC 45/19, da Câmara, e PEC 110/19, do Senado) deverá ser divulgado quando for definida uma data para a discussão em plenário. Segundo o coordenador do GT, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) a ideia é votar ainda este mês na Câmara. Lopes explicou que o relatório será um resumo do que o GT fez dos pontos consensuais e contará um pouco da “história destes 40 anos de discussão da reforma”.

A criação
Entre os pontos consensuais deverá estar a criação de um Imposto sobre Bens e Serviços, dividido em um tributo federal e um de estados e municípios. (Agência Câmara de Notícias)

A extinção
As duas PECs sugerem a extinção do IPI, PIS, Cofins, ICMS estadual e ISS municipal, consolidando dois novos tributos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o Imposto Seletivo.

“Teje preso”
As ameaças contra jornalistas aumentam em todo o mundo. Levantamento realizado pelo Committee to Protect Journalists mostra que 363 jornalistas foram presos no ano passado.

Estelionato
DF registra uma média de 150 golpes financeiros por dia. Entre janeiro e 12 de maio, a capital do País teve um total de 20.170 registros de ocorrências desses crimes.

Mais uma
Lula tem mais uma viagem prevista: o gabinete do presidente francês, Emmanuel Macron, confirmou no sábado que o líder brasileiro visitará Paris nos dias 22 e 23 de junho.

Novo pacto
Os líderes se reunirão no âmbito da Cúpula por um Novo Pacto Financeiro Global, que abordará a reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento, a crise da dívida...

Bilateral
... o financiamento de tecnologias verdes, a criação de novos impostos internacionais e instrumentos de financiamento. Os dois também devem realizar um encontro bilateral.

“Ouve vozes”
Roberto Jefferson apresenta piora e “ouve vozes”, diz assessoria. Preso, aguarda autorização judicial para fazer exames fora da prisão após possível traumatismo craniano.

Sem água
O Uruguai, acometido por temperaturas altas e seca, está ficando sem água doce. A Montevidéu, a capital, restam poucos dias de abastecimento. (The Washington Post)

A região
Está se aquecendo mais rapidamente do que o restante do mundo. A incidência de chuvas durante os últimos quatro meses caiu para o nível mais baixo em 35 anos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Alfabetiza Brasil

Próximo

Sobre trilhões auditados

Deixe seu comentário