Uma renovação de 7,6%

Um estudo do Instituto Millenium mostra que o percentual da renovação na Câmara dos Deputados não passa de 7,6%. São autores o cientista político Diogo Costa, a jornalista Priscila Chammas e o cientista de dados Wagner Vargas. O estudo não encontrou nenhuma atuação em cargo político, relação parental ou de apadrinhamento político no histórico de somente 39 parlamentares recém-eleitos. Dos 223 eleitos que não estavam concorrendo à reeleição, 61 já ocuparam algum cargo eletivo, 45 são deputados estaduais na atual legislatura, 31 pertencem a famílias de políticos, 23 foram vereadores e 20 já ocuparam cargo de primeiro escalão.

Quatro
Só para completar: aqui vai a relação do Quarteto Diferente: um foi dirigente de partido, um foi senador, um é vice-governador e um foi vice-prefeito.

92,4%
A pesquisa indica que 92,4% dos nomes confirmados possuem alguma passagem pela política ou têm algum parente ou padrinho no poder. Quem tem padrinho não morre pagão.

ABJD
Alerta da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia: "Combater o porte de armas de fogo pela população civil, multiplicado por decretos, é uma tarefa urgente".

Bang-Bang!
"Bancada da bala" elege 103 representantes nas eleições: 56 deputados estaduais, um distrital, 44 federais e dois senadores. O DF elegeu dois para a "bancada bang-bang".

Ajufe
Os fatos ocorridos no caso Roberto Jefferson "atentam contra a independência do Poder Judiciário". Nelson Alves, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil.

Ataque
Ele também repudiou o ataque do ex-deputado à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os agentes da PF foram prender Jefferson por decisão do Judiciário.

Sentido
"O Ministério da Justiça é do Poder Executivo. São Poderes diferentes." "A princípio, não há nenhum sentido na participação do ministro da Justiça nesse episódio."

Não foi
O Planalto anunciou que mandaria o ministro da Justiça, Anderson Torres, ao Rio para acompanhar o que chamou de "lamentável episódio". Torres acabou não indo.

Jornais
Washington Post, Der Spiegel, El País, La Nación, Le Monde, The Guardian e BBC trataram Roberto Jeferson como "político aliado ao presidente Jair Bolsonaro". Segue o baile.

Amanhã
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) reúne-se amanhã para definir as emendas a serem apresentadas ao Projeto de Lei Orçamentária de 2023. (Agência Senado)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Próximo

O voto no Brasil e no Exterior

Deixe seu comentário