Uma varredura geral


Carlos Eduardo Behrensdorf
Jornalista | [email protected]

​A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que as plataformas de redes sociais apresentem todas as publicações do ex-presidente Jair Bolsonaro referentes a eleições, urnas eletrônicas, Forças Armadas e o STF. O pedido, feito na segunda-feira em um inquérito, investiga incitadores dos atos golpistas de 8 de janeiro e tem Bolsonaro como um dos alvos. O relator é o ministro Alexandre de Moraes. O subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, responsável pelas investigações dos atos golpistas, ressalta: "A solicitação havia sido feita, mas não foi analisada por Moraes".

O objetivo
Obter dados concretos para "fundamentar uma análise objetiva do alcance das mensagens, vídeos e outras manifestações publicadas pelo ex-presidente nas redes sociais".

O incluído
Bolsonaro foi incluído no inquérito por ter compartilhado, dois dias após o 8 de janeiro, um vídeo acusando, sem provas, a ocorrência de uma fraude nas eleições do ano passado.

Por engano
Em depoimento prestado à Polícia Federal (PF), o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que publicou o vídeo por engano. Momentos de tensão às vezes geram trapalhadas...

Opinião
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, tem opinião: "Não adianta lançar o programa de renegociação de dívidas para pessoas físicas com juros de 13,75%".

Estadão
Os pesos-pesados do mercado empresarial do País investem na recuperação florestal, com perspectivas do mercado de crédito de carbono e outras fontes de receitas.

Carbono
Governo Lula cria proposta para regular mercado de carbono no Brasil. Armínio Fraga, BTG e famílias Klabin e Moreira Salles fazem do reflorestamento um negócio. (Estadão)

O livro
Arrabalde em busca da Amazônia, de João Moreira Salles, editado pela Companhia das Letras, traz respostas e propostas para pesquisadores e leigos. Leia. Vale a pena.

Placebo
"Homeopatia não passa de um placebo": em novo livro, Natalia Pasternak mapeia pseudociências. A microbiologista e o jornalista Carlos Orsi falam ainda sobre acupuntura.

Inédita
O governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo para funcionários públicos nos dias de jogos da Seleção Brasileira feminina de futebol na Copa do Mundo 2023.

Adotada
A medida, que já é tradicionalmente adotada na Copa do Mundo masculina, deverá ser publicada no Diário Oficial (DODF) nos próximos dias. Conclusão: elas merecem...

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Calote de R$140 milhões

Próximo

PEC virou bola de neve

Deixe seu comentário