Testagem de conhecimentos


Excelente a iniciativa do pessoal do Campus Pelotas do IFSul neste momento de calamidade em municípios da Zona Sul. Professores e alunos de vários cursos sediados no Campus Pelotas, na Praça Vinte de Setembro, estão mobilizados e à disposição para o conserto de refrigeradores e máquinas de lavar que acusaram problemas em função dos alagamentos. Já é expressivo o número de equipamentos encaminhados (foto), o que contribui para o aperfeiçoamento dos conhecidos recebidos, com aula prática e prestação de serviços para uma comunidade que precisa. A manutenção é gratuita e os agendamentos são feitos pelo telefone nº(53) 2123-1031, das 8h às 17h. Exemplo a ser seguido.

 

ENTENDA

​Dentre as várias ações que são feitas para diminuir as tensões em função das enchentes que a região vive, uma delas é da Brigada Militar, através do 4º BPM. Além do serviço de prevenção e proteção, o pessoal que atua no Canil marca presença nos abrigos em funcionamento. Os animais totalmente adestrados são levados para convivência e atividades de comando para alegria e interesse da criançada (foto). Exemplo a ser seguido e cumprimentos.

Desgaste
Recentes manifestações através de textos e vídeos, em redes sociais, por parte do vereador Cauê Fuhro Souto (PV), sobre os fatos ocorridos no condomínio Lagos de São Gonçalo, pautaram boa parte da primeira sessão de ontem na Câmara.

Conversa
Às 8h44min o presidente Anderson Garcia (PSD) reuniu, até às 9h04min, os vereadores presentes na sala anexa ao plenário. O tema foi debatido e Garcia não escondeu o descontentamento presidencial.

Decisão
Anunciou ele a emissão de uma nota da presidência, avocando a si a emissão de manifestações institucionais em nome do Poder Legislativo. Se algum vereador fizer o mesmo, a responsabilidade será sua. A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul divulgou nota criticando a manifestação do vereador Fuhro Souto.

Marcas
Positiva a campanha iniciada para a compra de produtos gerados no Rio Grande do Sul, como forma de incentivar a recuperação dos setores industrial e comercial. O mesmo pode ser adotado para o que é produzido em Pelotas, Rio Grande e outros municípios.

Marcas II
Temos vários produtos locais e regionais. Como leite, carnes variadas, bolachas, bebidas, hortigranjeiros, embalagens e muitos outros. Se a memória não falha, partiu do vereador Cristiano Silva (UB) proposta para identificar, nos supermercados, a produção de Pelotas, incentivando a compra e consumo.

Apoio
Deputado federal Afonso Hamm (PP) apresenta emenda à Medida Provisória 121/2024 do governo federal. Ela trata da subvenção econômica para atender as áreas afetadas pelos eventos climáticos no Rio Grande do Sul.

Apoio II
Hamm encaminha autorização para a suspensão imediata dos pagamentos de parcelas de créditos de custeio, investimento e comercialização. Vale para produtores rurais afetados pelas enchentes, com prorrogação automática de 12 meses, sem acréscimo de juros durante o período de suspensão.

Indicativo
Notícias, especulações, comentários e a sua presença constante nas reuniões da Sala de Situação e em atos da prefeitura de Pelotas indicam, para vereadores da base na Câmara, que são enormes as chances de Fernando Estima (PSDB), ser candidato a prefeito em outubro.

Teimosia
Quem tem um mínimo de conhecimento das atribuições dos Poderes, especialmente o Executivo e o Legislativo, sabe até onde vai a autonomia de cada um. No caso de Pelotas, vereadores insistem em meter o bedelho onde não podem. Por regramento constitucional.

Cofre
Um caso, dentre outros, é o de gerar despesas ou reduzí-las ao Executivo. É prerrogativa do (a) administrador (a). Insistem com os projetos, aprovam, recebem veto e, na maior cara dura, aceitam o veto, reconhecendo o erro. Mas não adianta.

Momento
Na sessão de ontem, as vereadoras Cristina Oliveira (PSB), Marisa Schwarzer (PSDB) e o vereador Cauê Führo Souto (PV), apresentaram projetos para isenção de impostos e inclusão de produtos em cestas básicas.

Réplica
Nas justificativas, apontam o momento que o município vive e que suas propostas servem para provocar o Executivo para adotar as medidas. Não deve ser esquecido que, em outubro, tem eleição para vereador e tais iniciativas podem render votos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PICADINHO

Próximo

PICADINHO

Deixe seu comentário