
À espera do ato final

Câmara de Vereadores de Pelotas aprovou, após projetos do vereador Marcos Ferreira (sem partido), três denominações de espaços com nomes de pessoas já falecidas. Todos estão à espera dos atos oficiais, com as respectivas colocações de suas placas indicativas. Famílias, à época, agradeceram as homenagens, mas até agora, nada aconteceu. São os casos da Rótula Jornalista Álvaro Piegas, no Laranjal (foto), do Calçadão Vereador Valdir Rodrigues, no Laranjal, e da Pista de Caminhada Ricardo Pedro Klein, no canteiro central da avenida Dom Joaquim. Ano novo, quem sabe as coisas aconteçam...
GÔNDOLA
Projeto que institui a LotoPel, a loteria de Pelotas, será votado e aprovado na Câmara de Vereadores. Tramitação se dará a partir de fevereiro. No ano passado, após muitas discussões, a rejeição estava encaminhada.
CONVERSAS
Primeiro a sugerir a implantação do sistema em Pelotas, vereador Rafael Amaral (PP) participou de uma série de reuniões dentro e fora da Câmara. Objetivo maior era a busca de percentual que atendesse as demandas.
FOCO
A principal delas estava relacionada com o repasse aos hospitais. Em primeiro momento, houve indicativo de totalidade dos recursos ao Conselho Municipal de Saúde. O valor é o que sobrar após os pagamentos de prêmios e taxas de administração e legais.
ACERTO
Amaral apresenta o que ficou definido e o que será encaminhado para votação. Do total líquido, 40% caberá aos hospitais, com 10% para cada um, Santa Casa, Beneficência, São Francisco e Espírita. Os 60% restantes irão para os serviços de atenção básica da rede.
APOIO
A principal resistência estava no Conselho Municipal de Saúde que, em primeiro momento, desejava o gerenciamento do bolo a ser dividido. Nas reuniões, houve o convencimento pelo aceite da proposta, verificar os resultados e buscar, se necessário, adequações.
MOVIMENTO
Durante o mês de janeiro o voo de Pelotas para Porto Alegre e o retorno terá decolagens daqui pela manhã, às segundas, quartas e sextas-feiras. Empresa Azul utiliza avião modelo ATR com 70 lugares.
COMPETIÇÃO
Ex-presidente da Liga Pelotense de Futsal em 2005 e 2006, Paulo Santos realizará reunião com os principais clubes da cidade para tratar de um novo projeto na área. Visa a criação de uma nova liga.
COMPETIÇÃO II
Sua atuação inicial seria com campeonatos nas categorias sub-20, sub-23, adulto e veteranos, masculino e feminino. Santos lembra que, quando presidente, as principais equipes participaram, com rivalidade nos jogos e excelente participação de público. Está motivado.
PODER
Recado do vereador Michel Promove (PP) na tribuna sobre a postura da Câmara neste ano: "Vocês vão ver um Poder Legislativo independente". Michel é o principal aliado e de total confiança do presidente Cesinha (PSB) dentro do Câmara.
SUGESTÃO
Cidadão envia e-mail onde comenta as recentes notícias envolvendo o uso de diárias por parte de vereadores e servidores na Câmara de Pelotas. Propõe como maneira de reduzir os custos que a gerência do sistema seja feita pelo próprio poder.
SUGESTÃO II
Indica que a Câmara compre passagens de ônibus e aéreas, reserve hotéis e faça diretamente os pagamentos, sem a participação dos vereadores. Que teriam, por exemplo, R$ 100 por dia para alimentação.
SUGESTÃO III
Afirma, por fim: "Vai haver, por milagre, total desinteresse em ir para algum lugar para resolver problemas da cidade". Definição de verba anual por gabinete. Não vai vingar e não vai ter milagre.
ENTENDA

Espeto escreve em causa própria. O cão na foto de hoje é o Apolo, mistura das raças labrador (pai) e pitbull (mãe), com quatro anos e calendário de vacinas atualizado. É urgente a sua doação, pois seu dono viajou para a Irlanda e precisamos encontrar um novo lar. Pode ser em casa com pátio, sítio ou fazenda. Trata-se de um animal dócil, de fácil manejo e muito brincalhão. Contatos: (53) 99113-1175.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário