
“Amigos” pensando em 2024

Representante do Espeto em reunião ocorrida sexta-feira, entre 12h20min e 14h10min, no Galeto Santa Justina informa que, entre comes e bebes variados, mas sem excessos, o autodenominado “Encontro de Amigos” tratou de questões relacionadas às eleições de 2024 em Pelotas. Na foto, estão presidentes de partidos, dirigentes, vereadores e, de forma discreta, a presidente do Sanep, Michele Alsina (UB), como convidada de Agostinho Meireles, que sentou-se à cabeceira da mesa, tendo ao seu lado esquerdo, Valnei Tavares, presidente do PL. Também presente o ex-vereador e ex-vice-prefeito, Fabrício Tavares, de barba e cabelos compridos e soltos. Na pauta, os “amigos” analisaram as perspectivas e probabilidades de candidaturas e/ou coligações para a disputa da prefeitura e Câmara de Vereadores. Ver tópicos a seguir.
GRUPO
No “Encontro de Amigos” realizado sexta passada no Santa Justina presenças de presidente e dirigentes do Podemos, PSD, União Brasil, PSB, PP, Partido Liberal e Republicanos. Também vereadores e outros convidados. Espeto não pegou lista.
BASTANTE
Mas seus representantes confirmam as discussões sobre o quadro das eleições em Pelotas no ano que vem e as avaliações de prováveis candidaturas. Um dos principais pontos foi o indicativo de que os sete partidos presentes têm 320 deputados federais o que, em conta rápida, garantiria cerca de pouco mais de 6 minutos na programação eleitoral e, das 320 inserções diárias, teriam 190.
LEITURA
Interpretações do Espeto: 1 - Os sete partidos reunidos, talvez com a exceção de um ou dois, possuem cargos na administração; 2 - Indicativo de demonstrar unidade para “assustar” PSDB e PT; 3 - Unidade dos sete partidos não irá se concretizar; 4 - Os sete na espera pela definição do nome do PSDB para prefeito e aí, a disputa pela indicação do vice.
COFRE
Atento ao Espeto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilmar Bazanella (PSDB) informa sobre o não pagamento das indenizações aos funcionários da empresa que atuava no Mercado Central. Diz que o Município efetuou o depósito dos valores judicialmente para garantir o recebimento por parte dos trabalhadores. Na Justiça do Trabalho.
UTI
Expira amanhã o prazo dado pelos dirigentes dos quatro hospitais filantrópicos de Pelotas para que a Prefeitura apresente soluções para a grave crise financeira por eles enfrentadas. Várias reuniões foram realizadas e indicativos apresentados. Definido o dia 1º de novembro para a desativação de 30 leitos de atendimento SUS.
UTI II
Pelotas possui a gestão plena do sistema de saúde desde o primeiro governo do hoje vereador Anselmo Rodrigues (PDT) como prefeito. Significa que há o repasse de recursos, que não são poucos, do governo federal, para o custeio de todos os serviços. Espeto especula valor na ordem de R$ 14 milhões mensais.
CONVÍVIO
No discurso de sua posse como presidente do PSDB no estado, prefeita Paula Mascarenhas não escondeu a emoção e lágrimas no momento em que falou da família e do marido, enfatizando o tempo que a política ocupa da sua vida. Verdade, mas não vai parar por aí. Depois da Prefeitura, terá função no governo do Estado, pensando nas eleições de 2026.
GURU
Em sua recente passagem por Porto Alegre, entre quinta e sexta-feira, prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) teve almoço com a jornalista e colunista política Rosane de Oliveira. Na pauta, projetos sociais da Prefeitura e projeções e avaliações sobre o quadro eleitoral em Pelotas e no Estado.
PROJETOS
O Progressistas (PP) em Pelotas inicia às 18h30min de hoje, na Câmara de Vereadores, as reuniões do projeto A Pelotas que nós queremos começa agora. Integrantes das dez comissões estarão presentes e participações por vídeo de Érico Ribeiro e Mateus Bandeira. Presidente Paulo Gastal Grigoletti informa que as reuniões não são exclusivas do PP. Por isso, a espera de participação de Cláudio Oliveira (PL).
ENTENDA

Prefeita de Pelotas Paula Schild Mascarenhas foi eleita e empossada presidente do diretório estadual do PSDB, ontem em Porto Alegre. O ainda presidente deputado federal Lucas Redecker anunciou o resultado às 12h52min, com 234 votos sim e nenhum não ou nulo. Paula será presidente pelos próximos dois anos. A chapa eleita tem, ainda, o deputado federal Daniel Trzeciak como terceiro vice-presidente, Luiz Henrique Viana como tesoureiro e Fernando Estima como suplente de vogal. Na foto, da esquerda para a direita, Lucas Redecker, Paula Mascarenhas, Eduardo Leite e Daniel Trzeciak. Ver tópicos acima.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário