
Apetitosos sabores
MAGNIFICÊNCIA
Mesmo que ainda não em caráter oficial, com registro e homologação, está definida a primeira chapa para a disputa da eleição para reitor(a) da UFPel, no ano que vem.
DUPLA
Confirmando as especulações até agora feitas, com reuniões e discussão de propostas, Julieta Fripp (Medicina) será candidata a reitora, tendo como candidato a vice-reitor, Fábio Vergara (Antropologia).
RECADO
Na manhã de ontem, Vergara enviou mensagem para servidores da UFPel. Diz que “gostaria de conversar contigo” (servidor). Mais: “Estamos trabalhando na composição de uma Frente Ampla para a Reitoria da UFPel, em 2024. Aglutinamos diferentes grupos até o momento”.
RECADO II
Arremata Fábio Vergara: “Nesta eleição, não sairei como candidato a reitor, mas a vice, trabalhando para eleger a Julieta como reitora que, neste momento, tem os melhores predicados para liderar esta mudança na UFPel. Gostaria de contar com teu apoio”.
CARIMBO
Com a assinatura de 15 vereadores, está protocolado na Câmara de Pelotas o projeto elaborado pelo Instituto Gaúcho de Administração Municipal(IGAM), que trata da Lei Orgânica do Município. Iniciada a tramitação nas comissões técnicas.
NINHO
Até a primeira semana de abril do ano que vem, PSDB pelotense terá novas defecções, em função do descontentamento e busca de novos espaços para as eleições de outubro. A desfiliação de Alcides Silveira é a primeira. Caminhos variados para o PP, PSD, UB e Republicanos.
REGRAS
As eleições para prefeito(a), vice-prefeito(a) e vereadores(as) terá seu primeiro turno em 6 de outubro, domingo. A legislação eleitoral determina filiações, trocas de partidos e assemelhados, em até seis meses antes, ou seja, em 5 de abril, sexta-feira. Ou em plantão no dia seguinte.
POSIÇÃO
Presidente do MDB em Pelotas, Jader Rodrigues Prestes, conversa com o Espeto e indica que não estão encerradas as conversas com o Executivo sobre apoios e eleições em 2024. Segundo ele, o MDB está na base do governo.
SITUAÇÃO
Sem representante na Câmara de Vereadores, o MDB tem hoje, oficialmente, cinco cargos de primeiro e segundo escalões na administração. Deve ser caso único, com apoio à futuro. “O que foi combinado está em andamento”, aponta Prestes.
NOMES
Também confirma que o partido terá nomes para as eleições do ano que vem. Cita o ex-vereador Roger Ney, que chegou com a disposição de concorrer a prefeito. “O Roger tem dito que o seu nome está à disposição para prefeito, vice ou vereador”, afirma.
NOMES II
Nas opções do MDB para a chapa majoritária ainda estão o ex-candidato a deputado estadual Miguel Medina Júnior, também cotado para concorrer a vereador; José Francisco Conceição e o quarto nome é Danilo Rodrigues, servidor de carreira do Banrisul e sobrinho-neto do ex-prefeito Irajá Rodrigues.
ENTENDA
A recente passagem de Deltan Dallagnol (Novo) por Pelotas, apresentou uma situação curiosa e um “mea culpa” ao vivo. Para assistir a fala do ex-deputado federal, lá estava Mateus Bandeira, candidato a governador pelo Novo, em 2018. Foi o mais citado. Eduardo Ribeiro, presidente estadual, afirmou que “o nosso partido falhou com você e o convite para voltar está feito”. Na mesma linha, o deputado federal Marcel van Hattem e o deputado estadual Felipe Camozzato. Também Deltan reforçou o pedido. Na foto, Deltan Dallagnol, Mateus Bandeira, Marcel van Hattem e Felipe Camozzato. E aí?
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário