
Cinquenta anos depois
MAGNIFICÊNCIA
Em escala crescente as movimentações para as eleições de reitor (a) da Universidade Federal de Pelotas, ano que vem. O quadro hoje seria de duas candidaturas, uma pela situação e outra pela oposição.
PREFERIDOS
A reitora Isabela Andrade não topou concorrer à reeleição. Também o reitor eleito e não indicado, Paulo Ferreira Júnior, negou as sondagens e indicações preliminares. Hoje ele é o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento.
DEFINIDO
A atual vice-reitora, Úrsula Rosa da Silva, está oficializada como candidata à sucessão da reitora Isabela Fernandes Andrade. Um ato foi realizado na semana passada, na Faculdade de Direito, quando seu nome foi sacramentado.
CAPACIDADE
O nome de Úrsula encontrou eco em vários segmentos da UFPel. Ela é conseguiu unificar as gestões anterior e atual e agregou novos apoiadores. O grupo liderado pela reitora Isabela Andrade, entende ser a vice a melhor opção para administrar a UFPel.
IMÃ
Dentre os apoiadores, estaria a professora Isabel Rasia, diretora da Administração, que concorreu a vice-reitora com o então candidato a reitor, Fábio Vergara. Outro nome que entraria no apoio a Úrsula é o da ex-presidente da Associação dos Docentes, Fabiane Tejada.
REAÇÃO
No Campus Capão do Leão, esboça-se movimento de possível oposição. Com a liderança do professor Luís Amaral, ex-vice-reitor do ex-reitor Pedro Curi Hallal. Amaral defende pautas ambientais e de fortalecimento do campus. Poderão ser encampadas por Úrsula, após algumas conversas.
TALVEZ
Para vice-reitor na chapa de Úrsula, figuram dois nomes. O primeiro, Eraldo dos Santos Pinheiro, atual Pró-Reitor de Extensão. O segundo, o professor Tiago Veiras Collares. É da área de Ciências Biológicas e gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital-Escola/Ebserh.
DUPLA
Pela oposição os nomes são os de Julieta Fripp, diretora da Medicina, para reitora e Fábio Vergara, da Antropologia, Departamento de História, para vice. A chapa contaria hoje com o apoio da Associação dos Servidores.
OPÇÃO
Outro nome lembrado para concorrer pela oposição é do ex-reitor Mauro del Pino. Hoje ele não toparia. Julieta Fripp tem mais força política, inclusive com apoio da vereadora Míriam Marroni (PT), que é servidora da UFPel.
DIVISÃO
Hoje, sem conversas definitivas, a oposição poderia ter até três chapas. Definições em janeiro. Os que defendem o nome de Mauro del Pino entendem ser ele uma maneira de evitar a vinculação com a candidatura de Fernando Marroni a prefeito.
ALERTA
Clonaram o WhatsApp do escritório do advogado Vilson Farias. Fazem ligações para clientes, avisando sobre precatório a receber, mediante antecipação de parte do pagamento. Farias pediu requisição de Inquérito Policial ao Ministério Público e registrou o Boletim de Ocorrência nº 432706/2033/400010.
TETO
Construtora Solum entrega neste domingo o empreendimento Condomínio Recanto da Figueira Eco Residencial. São 260 unidades na avenida João Gomes Nogueira, nº 50, Areal. A partir das 9h30min.
ENTENDA
Prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas (PSDB) terá agenda cheia em 2023. Bem mais que a atual. Além do cargo na Prefeitura de Pelotas, ela foi eleita (foto), quinta passada, vice-presidente nacional do partido, em convenção realizada em Brasília. Paula também é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos e presidente do diretório estadual do PSDB. Uma excelente visibilidade para quem deseja voos mais altos a partir de janeiro de 2025. Ou antes?
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário