Cinquenta anos depois

MAGNIFICÊNCIA
Em escala crescente as movimentações para as eleições de reitor (a) da Universidade Federal de Pelotas, ano que vem. O quadro hoje seria de duas candidaturas, uma pela situação e outra pela oposição.

PREFERIDOS
A reitora Isabela Andrade não topou concorrer à reeleição. Também o reitor eleito e não indicado, Paulo Ferreira Júnior, negou as sondagens e indicações preliminares. Hoje ele é o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento.

DEFINIDO
A atual vice-reitora, Úrsula Rosa da Silva, está oficializada como candidata à sucessão da reitora Isabela Fernandes Andrade. Um ato foi realizado na semana passada, na Faculdade de Direito, quando seu nome foi sacramentado.

CAPACIDADE
O nome de Úrsula encontrou eco em vários segmentos da UFPel. Ela é conseguiu unificar as gestões anterior e atual e agregou novos apoiadores. O grupo liderado pela reitora Isabela Andrade, entende ser a vice a melhor opção para administrar a UFPel.

IMÃ
Dentre os apoiadores, estaria a professora Isabel Rasia, diretora da Administração, que concorreu a vice-reitora com o então candidato a reitor, Fábio Vergara. Outro nome que entraria no apoio a Úrsula é o da ex-presidente da Associação dos Docentes, Fabiane Tejada.

REAÇÃO
No Campus Capão do Leão, esboça-se movimento de possível oposição. Com a liderança do professor Luís Amaral, ex-vice-reitor do ex-reitor Pedro Curi Hallal. Amaral defende pautas ambientais e de fortalecimento do campus. Poderão ser encampadas por Úrsula, após algumas conversas.

TALVEZ
Para vice-reitor na chapa de Úrsula, figuram dois nomes. O primeiro, Eraldo dos Santos Pinheiro, atual Pró-Reitor de Extensão. O segundo, o professor Tiago Veiras Collares. É da área de Ciências Biológicas e gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital-Escola/Ebserh.

DUPLA
Pela oposição os nomes são os de Julieta Fripp, diretora da Medicina, para reitora e Fábio Vergara, da Antropologia, Departamento de História, para vice. A chapa contaria hoje com o apoio da Associação dos Servidores.

OPÇÃO
Outro nome lembrado para concorrer pela oposição é do ex-reitor Mauro del Pino. Hoje ele não toparia. Julieta Fripp tem mais força política, inclusive com apoio da vereadora Míriam Marroni (PT), que é servidora da UFPel.

DIVISÃO
Hoje, sem conversas definitivas, a oposição poderia ter até três chapas. Definições em janeiro. Os que defendem o nome de Mauro del Pino entendem ser ele uma maneira de evitar a vinculação com a candidatura de Fernando Marroni a prefeito.

ALERTA
Clonaram o WhatsApp do escritório do advogado Vilson Farias. Fazem ligações para clientes, avisando sobre precatório a receber, mediante antecipação de parte do pagamento. Farias pediu requisição de Inquérito Policial ao Ministério Público e registrou o Boletim de Ocorrência nº 432706/2033/400010.

TETO
Construtora Solum entrega neste domingo o empreendimento Condomínio Recanto da Figueira Eco Residencial. São 260 unidades na avenida João Gomes Nogueira, nº 50, Areal. A partir das 9h30min.

ENTENDA 

Prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas (PSDB) terá agenda cheia em 2023. Bem mais que a atual. Além do cargo na Prefeitura de Pelotas, ela foi eleita (foto), quinta passada, vice-presidente nacional do partido, em convenção realizada em Brasília. Paula também é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos e presidente do diretório estadual do PSDB. Uma excelente visibilidade para quem deseja voos mais altos a partir de janeiro de 2025. Ou antes?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aplauso

Próximo

Troféu

Deixe seu comentário