
Com a proteção do padroeiro
Estão concluídos os trabalhos de revitalização da Igreja de São José Operário, vinculada à Comunidade Católica que leva seu nome, em Turuçu. Projeto contou com a efetiva participação de fiéis e apoiadores. A inovação está na pintura do padroeiro na parede lateral (foto), quase frontal do prédio da igreja, o que permite a sua visualização para quem se aproxima. O nome - São José Operário - também é uma homenagem à Vila Arthur Lange, através dos ex-funcionários da empresa Arthur Lange S.A. Indústria e Comércio que, na década de 70, foi um dos maiores curtumes da América Latina, com cerca de 1,2 mil funcionários e que deu origem ao município de Turuçu, em 1995.
TRAMITAÇÃO
Tem o protocolo nº 4823/2023 na Câmara de Pelotas o documento encaminhado pelo Ministério Público, com denúncia contra a vereadora Cristina Oliveira (PDT). O presidente da Comissão de Ética, vereador Marcos Ferreira (UB) recebeu a papelada às 9h47min de ontem das mãos do presidente Cesinha (PSB).
SEGREDO
Acordo firmado entre os membros da Comissão e os demais vereadores determina que nada será divulgado até que os vereadores tenham conhecimento do seu teor, o que ocorrerá na terça que vem. A guarda está sob responsabilidade do presidente da Comissão.
ORIGEM
A denúncia feita pelo Ministério Público e com base em informações recebidas na terça-feira tem origem em depoimentos prestados por ex-assessores de Cristina Oliveira. O motivo e o(s) autor(es) não é(são) revelado(s). Desconfianças.
ANDAMENTO
Presidente Cesinha revelou ter recebido a denúncia há cerca de 30 dias e a submeteu à Assessoria Jurídica, que ofereceu parecer favorável ao encaminhamento à Comissão de Ética. O prazo para a averiguação é de 120 dias.
ANDAMENTO II
O presidente Marcos Ferreira determinou a troca do representante do PDT na Comissão. Sai a titular Cristina Oliveira e entra o suplente Anselmo Rodrigues. A primeira reunião está marcada para as 10h30min de terça que vem.
CATRACA
Publicado edital do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pelotas. Convoca assembleia geral extraordinária para 4 de setembro, 19h30min, em sua sede. Dois itens na Ordem do Dia, os dois diretamente relacionados.
CATRACA II
No primeiro discussão e deliberação sobre proposta das empresas, se apresentada, para fins de compensação pecuniária aos motoristas que acumulam as funções de cobrador. No segundo, em caso de recusa ou não apresentação. Autorização para o indicativo de greve, obedecendo os prazos legais.
MICROFONE
Diretora da Rádio Pelotense publica comunicado oficial. Informa que está aguardando desde 10/11/2022 a solução do pedido formulado ao Ministério das Comunicações para migrar suas transmissões para o FM. Comunica a decisão de interromper suas transmissões em AM a partir de 31 de agosto, mantendo-se inativa até a decisão do Ministério.
POSIÇÃO
Na rede social Kerb News, o suplente e hoje vereador Paulo Bauer (MDB) rebate nota publicada no Espeto sobre o acordo feito para que o vereador Xico Vilela (PP) fosse o presidente da Câmara no ano que vem.
POSIÇÃO II
Bauer, que está no lugar do licenciado vereador Oraci Teixeira (PSB), sai em defesa de Vilela e afirma que ele - Vilela - abriu mão da presidência no ano que vem. E arremata: “Ele não será presidente da Câmara ano que vem, sendo ou não cassado”.
ENTENDA
Câmara de Vereadores de Pelotas terá Sessão Especial às 10h30min de hoje. Para entregar o título de Cidadão Pelotense ao general de brigada Ernesto de Lima Gil (foto), ex-comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada. A outorga foi aprovada em 2020 pelo falecido ex-vereador Ademar Ornel (DEM) e não foi entregue em função da pandemia. Com o falecimento do proponente, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) assumiu o compromisso de sua concretização.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário