
Consolidação do potencial local

Rio Grande viverá, entre os dias 30 de março e 9 de abril, o seu Festival do Mar, com inúmeras atrações com valorização de sua cultura e a forte vinculação com o Oceano Atlântico. Dentre as atrações está o espaço destinado ao artesanato com produtos relacionados com o mar (foto), sempre com boa procura pelos visitantes. Será o ponto de referência para fomentar e comercializar o trabalho de dezenas de artesãos, com organização da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo. A realização do Festimar é da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte, com apoio das duas Prefeituras e Portos RS.
CONFIRMADO
Deverá ser dia 25, ao final da tarde, na Câmara, o ato político de filiação do vereador Marcos Ferreira, hoje sem partido, ao MDB. A agenda está sendo feita. Convites ao presidente estadual, Fábio Branco (prefeito do Rio Grande), ao vice-governador Gabriel Souza, deputados e lideranças.
PROJETO
Ferreira chega ao MDB depois de passagens e mandatos pelo PT e PTB. Foi presidente da Câmara no ano passado e pretende voltar a presidir a Comissão de Saúde neste ano. Não esconde o desejo de concorrer a prefeito em 2024.
BANCADA
Se o MDB não possui vereadores hoje na Câmara de Pelotas, poderá ter três em breve. Além de Marcos Ferreira, estão em andamento as conversas com os vereadores José Sizenando e Rafael Dutra, ambos do União Brasil (UB). Outro vereador também está na mira.
LISTA
Para a disputa das eleições em 2024, o ex-candidato a deputado estadual Miguel Medina Jr. já disse pensar em ser opção para a prefeitura. Seu nome tem apoio de lideranças atuais, com proposta de renovação de candidatos.
LISTA II
Também nomes para concorrer ao Legislativo já são contatados, como o ex-vereador Éder Blank, a ex-vereadora Daiane Dias e os ex-candidatos Dilson Nenê e Conceição Mohnsan.
FORA
Pode ser surpresa as filiações de José Sizenando e Rafael Dutra ao MDB? Sim e não. Sim pelo fato de terem se filiados ao UB há pouco tempo. Não pelos desdobramentos internos, com a indicação de Maíra Lessa para a presidência local, indicada pelo presidente estadual, Luiz Carlos Buzatto.
VIDA
Sancionada ontem pelo presidente Lula (PT), a Lei 14.530/2023, que altera parte da Lei 11.930, de 22 de abril de 2009, a Lei Pietro Albuquerque. Trata de incentivo à doação de medula óssea para transplantes.
VIDA II
Com a alteração, é dada autorização ao Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), ao não encontrar o doador cadastrado e com compatível com paciente para transplante de medula, a procurar noutros órgãos públicos e privados em localização atual do doador para contatá-lo.
POSITIVO
Autor da Lei 11.930, o ex-deputado federal Beto Albuquerque classifica a atualização como um avanço importante para a realização de transplantes. Pietro Albuquerque, filho de Beto, faleceu aos 18 anos vítima de Leucemia em função de não encontrar um doador compatível.
PREVENÇÃO
Vereador Cristiano Silva (UB) apresenta projeto de lei da Câmara de Pelotas. Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Açudagem. Se aprovado, será realizado em parceria com proprietários rurais, com atendimento de critérios técnicos.
PREVENÇÃO II
Principal objetivo do projeto está no imediato início de sua execução. Visa abrir os açudes na área rural até o próximo inverno, quando há a maior incidência de chuvas, determinando a formação de estoque para uso no verão.
ENTENDA

Presidente do União Brasil (UB) em Pelotas, Maíra Lessa realizou visita de cortesia à prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Com direito a foto, o encontro serviu para conversas informais e políticas. Maíra concorreu a deputada estadual e tem seu nome indicado para ser candidata a prefeita em 2024. Paula é a prefeita e inicia reuniões para formar a chapa e coligações. Não que este tenha sido o tema principal do encontro, mas...
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário