E por aqui?

De muitos anos atrás para cá, é falado sobre a ressocialização dos apenados, através de projetos variados. Todos com a proposta de ocupação de tempo com a redução da pena. Em Pelotas, tivemos a positiva experiência da Mão de Obra Prisional. O questionamento de hoje é referente ao que está sendo feito, através dos apenados, para ajudar na catástrofe climática que assola o Estado. Imprensa da Secretaria de Segurança informa que apenados da Penitenciária Canoas I produzem casinhas para animais; que em Iraí são produzidas cem camas e 140 rodos; que em Canela, outras 35 camas e, em Caxias do Sul, os apenados ajudam na recepção de doações. Perguntar não ofende: está sendo feita alguma atividade de cunho social, envolvendo os apenados em Pelotas, Rio Grande, Canguçu?

ENTENDA

Iniciativa interessante dos dois pré-candidatos a prefeito de Pedro Osório, pelo MDB. Ricardo Duarte Alves (jaqueta vinho) e Davi Greque Lucas (de cinza) estiveram no Tabelionato do Município e firmaram Termo de Renúncia de recursos oriundos do Fundo Eleitoral em suas campanhas. Consideram o valor total excessivo e também a situação de calamidade no estado. Em caráter irrevogável e irretratável. O documento tem data de 20 de maio de 2024.  

Magnificência
Até às 13h de ontem, quando este texto foi redigido, não havia nenhuma informação oficial sobre a consulta a comunidade da UFPel, quanto a eleição para a Reitoria. São duas candidatas e um candidato.

Possibilidade
Correndo o risco de receber mais uma Notificação Extrajudicial por parte de duas das três entidades que organizam o processo, o Espeto fará novas publicações. A partir de informações e documentos recebidos e deduções. Como desde o início, o espaço segue à disposição.

Grupo
Como não há informações oficiais, seguimos. Uma reunião entre os dirigentes das associações de Docentes e Servidores deve - ou pode - ocorrer nos dois ou três próximos dias para tratar do calendário eleitoral. Possivelmente alunos, representado pelo Conselho de Entidades de Bases não sejam convidados.

Motivo
A pauta de tal encontro que, se ocorrer e não passaria de segunda-feira, dia 27, seria para informar o adiamento da consulta, marcada para terça-feira, dia 28. Tudo em função da greve dos professores e servidores. Esta é a expectativa.

Diálogo
É visível a falta de comunicação oficial entre as entidades que coordenam o processo e a comunidade, tanto discente, como da cidade. Afinal, a cidadania pelotense contribui, com seus impostos federais, para a manutenção da estrutura da UFPel. E, também por isso, merece saber o que realmente acontece.

Alternativas
Em tese, certamente duas das três chapas inscritas defendem o adiamento da consulta, ainda marcada para o dia 28. Há propostas em discussão como, além do adiamento, o início da campanha após o final da greve, com mínimo de 30 dias de campanha, com debates e visitas aos setores.

Alternativas II
Até agora as três chapas inscritas defendem a participação dos alunos no processo, englobando os presenciais e os do Ensino à Distância. Há, também, questionamentos sobre a validade da representação dos alunos, através do Conselho de Entidade de Bases, hoje exercendo as funções do Diretório Central de Estudantes (DCE).

Proposta
Para encerrar o assunto por hoje e diante da urgência da decisão sobre a realização ou não da eleição no dia 28, o Espeto ousa encaminhar sua sugestão. A partir da desconfiança de que a consulta deverá ser adiada.

Proposta II
Para dar total transparência ao processo, o encaminhamento é para a convocação de uma entrevista coletiva onde, representantes das três entidades fariam seus relatos, dirimiriam dúvidas e responderiam às muitas questões em aberto. Mas tem que ser com as três entidades, devidamente convidadas. E sem Notificação Extrajudicial.

Cidadania
Segunda atividade do Mutirão dos Sistemas de Justiça e de Assistência Social nos Abrigos de Pelotas confirmada para amanhã, 13h30min, na Colônia Z-3. Para a prestação de serviços voltados às necessidades das pessoas envolvidas com os efeitos climáticos.

Cidadania II
O Mutirão tem as participações do Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público estadual, Universidade Católica, Universidade Federal, Defensoria Pública da União, Cartórios de Registro Civil e Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Cadastro Único.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PICADINHO

Próximo

Picadinho

Deixe seu comentário