
Homenagem com olhares atentos

Dentro da programação da Semana da Consciência Negra na Câmara de Vereadores de Pelotas, um café da manhã foi oferecido nesta quarta aos servidores e servidoras de origem afro-brasileira. Momento de confraternização e ratificação de compromissos. Como, por exemplo, respeito às etnias, consciência de convivência, evitar ao máximo atos de racismo, apuração de casos e fazer valer, com severa fiscalização, o que existe hoje em termos de legislação. Estas, são, sem dúvida, as principais homenagens que todos querem.
GRUPO
Vereador Rafael Barriga (UB) define seu apoio à candidatura do vereador Cesinha (PSB) à presidência da Câmara de Pelotas para 2023. Depois de alguns contatos, inclusive telefônicos com Porto Alegre. Dos 21 vereadores, 14 ou 15 podem votar no socialista.
DATA
Com os compromissos já firmados e não divulgados oficialmente, Cesinha será eleito presidente da Câmara. Vereador Carlos Júnior (PSD) mantém seu nome para a disputa. Eleição marcada para o dia 7 de dezembro, uma quarta-feira. Posse deve ser ou no dia 29 ou no dia 30.
NOVIDADE
Podemos e Partido Social Cristão (PSC) decidem por incorporação. Segue o nome Podemos e fica o número 20 do PSC. Acaba o 44. Bancada terá 18 deputados federais e sete senadores. Na Câmara de Pelotas está o vereador Anderson Garcia (Podemos).
SITUAÇÃO
Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) mantém posição coerente sobre a situação do Colégio Pelotense. Revela que o tema vem sendo discutido “há anos” com a legislação determinando não ser responsabilidade do Município o Ensino Médio.
CASO
O Curso Normal, que é a formação básica no Magistério, é o que merece mais atenções hoje. Resolução do Conselho Estadual de Educação regula o Ensino Médio e o Normal que, através dela, passa a ter a denominação de técnico profissionalizante.
DIFICULDADE
Segundo a Prefeitura, o Município não tem condições de bancar a nova proposta, com 4,4 mil horas. “Não temos condições nem recursos”, afirma Paula. A proposta em discussão é a conclusão do curso com os matriculados atuais, extinguindo-se quanto a última turma chegar ao terceiro ano.
TAMBÉM
Paula Mascarenhas entende ser mais complexa a situação do Ensino Médio do Pelotense. A possibilidade é a mesma com a extinção gradual das vagas, ficando a gestão com o Estado. Afirma a prefeita: “A tendência é terminar, vai acabar acontecendo. Vamos agir no ano que vem”.
CANCELA
Comissão de Economia da Assembleia gaúcha realiza audiência pública às 19h desta quinta, no IFSul de Camaquã. Proposta pelo deputado Zé Nunes (PT) vai discutir o modelo de pedagiamento proposto para a BR-116 entre Camaquã e Porto Alegre. Mais um movimento sobre a polêmica situação.
ENTENDA
Secretária Estadual de Cultura, Beatriz Araújo (foto), cumpre nesta quinta e sexta agendas em Brasília. Às 10h desta quinta, como vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura, e ao lado do presidente Fabrício Noronha, secretário do Espírito Santo, terão audiência com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). Para a entrega da Carta do Rio Grande do Sul, resultante do recente fórum realizado. O documento trata de quatro eixos: recriação do Ministério da Cultura; leis da Cultura no orçamento; Fundo Setorial do Audiovisual e Marco Regulatório do Fomento à Cultura.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário