
Homenagens e aplausos
No inicio das comemorações dos 176 anos da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, terça-feira pela manhã, além da apresentação da banda do 9º Batalhão de Infantaria, homenagens foram prestadas para colaboradores com 25 anos de atividades no hospital. Destaque para Heloísa Muesen Hoffman, da hemodiálise, com 53 anos, e recebeu placa do diretor técnico, médico Rafael Almeida, e para Ariovaldo Lopes de Sá, soldador, com 50 anos, com homenagem entregue pelo vice-provedor Pedro Renato Guimarães e a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Também foi homenageado o ex-provedor Roberto Antônio Lamas. Na foto maior, o grupo de colaboradores distinguidos junto com o provedor Angelo Ortiz da Silva.
PLENÁRIO
Sessão de ontem à tarde na Câmara de Vereadores de Canguçu foi rápida. Indicativo de vereadores desistirem das comissões para as quais foram indicados. Presidente Luciano Bertinetti (MDB) não esconde preocupação com a situação.
BIDU
Em sua fala fez chamamento para que os vereadores cumpram suas atividades. Deu a entender para não fugirem da raia. Alertou que os prazos estão correndo e não escondeu preocupação com a repercussão negativa para a Câmara.
PRIMEIRO
Vereador Ildo Venske (MDB), presidente da comissão que averiguará a denúncia contra o vereador Xico Vilela (PP), entrou em licença de saúde no dia 13. Por coincidência, no mesmo dia em que a sua indicação ocorreu.
DOCUMENTO
Venske é agricultor e primeiro suplente da bancada. Apresentou atestado assinado pelo médico Augusto Hax Nienchesli, das áreas de angiologia e cirurgia vascular. Seu consultório fica em Pelotas.
DIAGNÓSTICO
No atestado, é dito que o vereador necessita ficar 90 dias sem atividades laborativas para manter-se em repouso domiciliar e concluir o tratamento médico adequado em face de CID i83/2.
TENTATIVA
O vereador Leandro Ehlert (MDB), o Pipa, sugeriu que fosse realizado um novo sorteio para compor a comissão. Não levou, mesmo com a ausência de seis colegas titulares que estão em Brasília.
MOTIVO
Vereador Ubiratan Rodrigues (PP) alegou que não poderia fazer parte da comissão, pois já havia sido intimado pela polícia para falar sobre o caso. Teve seu pleito atendido e novo sorteio foi feito.
MOTIVO II
Foi com Ubiratan que Xico Vilela falou sobre a origem da questão. Depois, em nova manifestação, Vilela disse que os dois falavam sobre um “filmezinho pornô”. Quando fez tal afirmação, na tribuna, recebeu vaias e palavras de ordem de quem estava na assistência.
COMPOSIÇÃO
A comissão tem agora a vereadora Iasmim Roloff (PT) como presidente, o vereador Oraci Teixeira (PSB) como relator e o vereador Emerson Henzel (PTB) como membro. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 90 dias.
DIRETO
Através da advogada Cibele Bernardes, a servidora ofendida por Xico Vilela protocolou pedido de cassação de seu mandato por falta de decoro parlamentar. Com o mesmo objetivo, a ONG Ciem também protocolou documento. Vale o da servidora, que entrou primeiro.
FUNÇÃO
Vereador Oraci Teixeira foi sorteado e indicado relator. Houve análise inicial sobre a sua participação nesta comissão, pois tem seu nome em outro procedimento ético, após as ofensas contra o servidor Lázaro Müller. Segue.
ANDANDO
Instalada segunda passada na Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar a Comissão de Ética para avaliar a conduta da vereadora Viviane Müller (PT) por ofensas verbais contra uma cidadã. O fato é negado pela vereadora.
NOMES
Aprovação por maioria. Dos 13 vereadores, foram contra os quatro do PT e Carla Jane (PDT). Por sorteio, estão na comissão os vereadores Cristian Duarte (PSDB), eleito presidente; Leonardo Castilhos (MDB), relator, e Edenilson Sapo (PSB), membro. Trabalhos iniciando.
ENTENDA

Para participar de audiência na Secretaria Estadual de Agricultura, o vereador Betinho Amaral (MDB) esteve em Porto Alegre, acompanhado pelo diretor de Agricultura, Lauri Centeno, representando a Câmara e a Prefeitura de Pedro Osório. Com o diretor do Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos de Água, Jacir Mello (foto), discutiram o potencial hídrico do Município e a renovação de convênio para uso de máquinas em propriedades rurais por mais 120 dias.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário