Inserção com criatividade

Propiciar para jovens e adultos com síndrome de Down a oportunidade de expressar suas vertentes artísticas, com orientações básicas e liberdade de criação, estão entre os objetivos das oficinas semanais, coordenadas pelo professor Gabriel Veiz. Para mostrar o que é feito e o que pode ser feito, foi aberta às 18h30min de ontem, na Reitoria do IFSul, rua Gonçalves Chaves, 3.218, a exposição Graffiti Down: na trama das artes e das cores, vislumbrando novos horizontes (foto). Poderá ser visitada até 21 de abril, havendo espaços para agendamentos de grupos pelo telefone (53) 99124-3000.


COMPORTAMENTO
Não deu outra. Sessão de ontem da Câmara de Pelotas teve, como esperado, situação de plenário que mostra, nestes momentos, o afloramento de questões pessoais, partidárias e ideológicas.

TEMA
Entra em discussão um pedido de informações do vereador Jurandir Silva (PSOL) sobre educação. Vereadora Fernanda Miranda (PSOL) pede para falar e também o vereador Márcio Santos (PSDB). Quando este começa, há mudança no tom de voz e gestos.

ALVO
Dedo indicador da mão direita em riste, o tucano, olhando para a porta principal de acesso ao plenário, fala: “Me respeite. Estou cansado de tu me olhar com cara de deboche.” Recado para o assessor da vereadora Fernanda Miranda(PSOL), Tierri Canez.

ALVO II
Afirmando respeitar os dois vereadores do PSOL, apesar das divergências ideológicas, Santos diz ser comum o assessor rir quando de suas falas. “Eu tenho provas que te comprometem,” apontou.

SURPRESO
Ao ver que eram para ele as falas de Márcio Santos, Tierri Canez afirmou: “Eu não estava debochando”. Gesticulou, demonstrou irritação e foi retirado do local por uma assessora da bancada. E não voltou ao local pelo menos até o encerramento da primeira parte da sessão.

MAIS
Não parou por aí. O presidente Cesinha (PSB) suspendeu a sessão e foi para a sala de reuniões junto ao plenário. Seguiu o bate-boca entre Fernanda e Márcio. Ela não gostou e indicou que Márcio estava interferindo junto aos seus assessores. E a vida segue.

CHECK-IN
A partir de domingo, dia 26, mudança nos horários dos voos entre Pelotas/São Paulo/Pelotas. A decolagem do aeroporto de Guarulhos será às 16h45min e a de Pelotas às 19h45min. Nas segundas, quartas e sextas.

TÁTICA
Falta de quórum para a votação de projetos acontece na Câmara de Pelotas. Depois do Grande Expediente, onde cada vereador tem dez minutos para falar na tribuna, a debandada do plenário é notória. Pauta suspensa, pauta transferida, projetos não votados.

TÁTICA II
Na sessão de ontem o presidente Cesinha inverteu a pauta. Colocou primeiro as discussões e votações de projetos, que são do interesse dos vereadores. Resultado: média de 15 em plenário. Quando das falas, muitas ausências.

TRISTEZA
Letreiro com a palavra Laranjal, perto do trapiche, é retirado para recuperação de danos causados, tanto por atos de vandalismo como pelo uso incorreto por parte das pessoas. Não é para subir, pular... Já há afundamentos nas chapas metálicas. Em outras cidades, cuidados permanentes.

SECA
Mais políticos da zona sul e estado em Brasília. Deputados estaduais Zé Nunes (PT), Capitão Martim (REP) e Cláudio Tatsch (PL) integram a Comissão Externa da Estiagem da Assembleia. Reuniões em ministérios e órgãos federais para minorar os prejuízos provocados pela falta de chuva.


ENTENDA

Divulgação


Reitora da UFPel, Isabela Andrade e o Pró-Reitor de Planejamento, Paulo Ferreira Júnior, cumprem agenda em Brasília até amanhã. Nas pautas, reuniões no Ministério da Educação (foto), no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Secretaria de Ensino Superior, Ebserh, com parlamentares do Rio Grande do Sul, no Incra, Andifes e participação em ato dos 20 anos das políticas de igualdade racial.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

ESPECIAIS

Próximo

ESPECIAIS

Deixe seu comentário