Inserção profissional

TENDÊNCIA
A decisão tomada pelo Partido Liberal (PL) em apresentar pré-nomes para prefeito e vice de Pelotas para a eleição do ano que vem, terá seguidores. Como o processo se dará em dois turnos, no primeiro é importante ter candidaturas próprias.

POTENCIAL
Por que? Porque é no primeiro turno que se decide a composição da Câmara de Vereadores, que deverá ter 23 cadeiras à espera dos representantes do povo de Pelotas. Quem não tiver candidaturas próprias, não terá legenda e coeficiente eleitoral para garantir bancada.

CADEIRAS
Na eleição de 2020, o coeficiente eleitoral para assegurar uma cadeira na Câmara de Vereadores, ficou perto dos 8 mil todos na legenda. Daí a importância da candidatura à majoritária.

OUTROS
Também deverão seguir o mesmo caminho que o PL, partidos como o MDB, PDT, PT, PSOL, PP, PSD, PSDB, PRD, UB e PSB. Outros partidos, como o Cidadania e Podemos, deverão firmar coligações para os dois turnos, não entre eles, mas com outras siglas.

PREFERIDOS
PSDB e PT não abrem mão das cabeças de chapa, prefeito. A vaga de vice terá ampla negociação, envolvendo as perspectivas de representatividade na Câmara e distribuição de cargos, em caso de vitória.

NINHO
No PSDB, se o candidato a prefeito for o deputado federal Daniel Trzeciak, terá a forte disputa para a indicação do(a) vice e atrairá partidos com menor expressão eleitoral hoje. Dificilmente o número chegará, no primeiro turno, ao recebido na eleição de 2020. O segundo turno é outra eleição.

COMPANHEIROS
Situação similar vive o Partido dos Trabalhadores (PT). Seu candidato preferido hoje é o do ex-prefeito Fernando Marroni. A sempre lembrada Frente Popular não mais será reeditada com as composições anteriores, mas a vaga de vice terá boa disputa. O segundo turno é outra eleição.

BASTANTE
Após a decisão de encaminhamento de devedores do IPTU para cadastro negativo no Serviço de Proteção Crédito (SPC), por falta de pagamento, é intenso o movimento na Secretaria da Fazenda. Os atendimentos são feitos também à tarde, após o expediente normal.

NÚMEROS
Os dados até segunda pela manhã apontam que exatos 250.921 encaminhamentos ao sempre temido SPC. As renegociações das dívidas são feitas em até 10 vezes e, cada parcela, representa um encaminhamento.

GRANA
Com base no orçamento do ano passado, a inadimplência dos contribuintes em relação ao IPTU é de 42% em Pelotas, equivalente a R$ 78 milhões. Sem contar os valores desde ano que também entram as renegociações.

SACERDÓCIO
Pelotas sedia, desde segunda-feira e com encerramento hoje, o Encontro de Bispos Católicos do Rio Grande do Sul. Atividades no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cascata.

ETNIA
Projeto do vereador Paulo Coitinho(Cidadania) institui, em Pelotas o Selo Igualdade Racial. Objetiva promover ações afirmativas específicas de empresas da iniciativa privada em relação a políticas de inserção da raça negra.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

JALECO Anterior

JALECO

Próximo

Luto

Deixe seu comentário