
Já virou tradição
COMPANHEIROS
Plenária regional do Partido dos Trabalhadores(PT), segunda à noite, em Pelotas, com presença do presidente da Conab e ex-candidato a governador, Edegar Pretto (PT). Para tratar das pré-candidaturas a prefeito e da estruturação para as eleições do ano que vem.
PAUTAS
Nas principais manifestações, ênfase para a presença de Lula na Presidência da República. Reforço em sua defesa da democracia e investimentos em projetos sociais e de desenvolvimento. O alinhamento das estrelas foi novamente levantado.
TÁTICA
Como em um time de futebol, o PT na Zona Sul mescla nomes experientes e novatos para as disputas das prefeituras no ano que vem. Nomes que já concorreram e foram eleitos se juntam aos que disputarão as prefeituras pela primeira vez. O PT quer cabeça de chapa e buscará aliados.
RETORNO
Os hoje pré-candidatos que já foram prefeitos são Fernando Marroni, em Pelotas; Cláudio Pereira, o Batata, em Santa Vitória do Palmar; Cláudio Martins, em Jaguarão e Cesar Britto, o Cebinho, em Pedro Osório.
DEBUT
Concorrerão a prefeito pela primeira vez em seus municípios, Zelmute Marten, em São Lourenço do Sul; Luiz Gautério, em São José do Norte, Gilberto Pereira em Chuí e Flávio Almeida, em Morro Redondo.
DISPUTA
A definição do nome do PT para a disputa em Capão do Leão pode enquadrar-se nos dois tópicos acima. O nome apontado na reunião de segunda-feira, é o de Jaques Boeno. No entanto, o ex-prefeito Mauro Nolasco pode se apresentar e provocar, talvez, uma prévia.
INCÓGNITA
Chamou a atenção a ausência de representantes do PT do Rio Grande e a indicação de seu pré-candidato a prefeito. O nome mais forte e que deve ser confirmado é o de Halley Lino de Souza, hoje primeiro suplente da bancada do partido na Assembleia Legislativa.
DAQUI
É de Pelotas o novo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, representando o Ministério Público. Trata-se do Promotor de Justiça David Medina da Silva, hoje atuando em Porto Alegre. Sua nomeação foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado.
DAQUI II
Ele teve importante trabalho no caso do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria. David Medina da Silva atuou como estagiário de Direito no Ministério Público em Pelotas, quando José Fernando Gonzales e Vilson Farias eram Promotores de Justiça.
BOLSO
Nem só de reajustes de subsídios vivem as Câmaras Municipais País afora. Os valores para a legislatura 2025/2028 devem ser fixados, por lei, até o último dia de sessões legislativas no ano que vem. A maioria das Câmaras já o faz agora.
BOLSO II
Exemplo que vem de Aratiba, no norte do Estado. Na segunda-feira, foi aprovada a redução nos subsídios para a próxima legislatura. Hoje são nove vereadores e o salário é de R$ 5.891,49 por mês. A partir de janeiro de 2025, será de um salário-mínimo, hoje fixado em R$ 1.320,00. A aprovação com quatro votos a favor, três contra e uma abstenção.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário