
Legado para a democracia
Após participarem do encontro Lideranças do Futuro, no Foro de Pedro Osório, integrantes do Tribunal Regional Eleitoral, liderados pela presidente, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak e ciceroneados pelo juiz Marcelo Cabral, visitaram o Castelo de Assis Brasil, em Pedras Altas (foto). Joaquim Francisco de Assis Brasil foi o idealizador do Código Eleitoral Brasileiro e do voto feminino no País. A Justiça Eleitoral prepara eventos para resgatar sua história e seu legado ao Sistema Eleitoral e à Justiça Eleitoral.
PODER
Deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) vence a queda de braço contra o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) para a indicação do comando da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. Leitura preliminar aponta que o Palácio Piratini pode ter priorizado um voto na Assembleia Legislativa.
DISPUTA
O comando da 3ª Coordenadoria estava em disputa desde o final do ano passado e cresceu entre janeiro e fevereiro, quando as nomeações começaram a ser definidas. Trzeciak queria manter Cíntia Daniela Pereira, enquanto Pedro Pereira bancou o nome de Milena Pinto Hoffmann.
OFICIAL
Milena Pinto Hoffmann foi nomeada e assumiu o cargo. Ela é casada com Marcelo, irmão da esposa de Pedro Pereira, Tânia Hoffmann. Há entendimentos pela prática de nepotismo indireto, que ocorre quando a autoridade, dotada de poderes para tanto, nomeia parentes de subordinados seus. Interpretações livres.
CLÃ
Que fique muito bem claro que nada há de pessoal contra a cidadã Milena Pinto Hoffmann. Já de conhecimento é seu vínculo familiar com o deputado Pedro Pereira, do qual é concunhada. O sobrenome Hoffmann tem antecedentes e situação atual com cargos públicos.
INFLUÊNCIA
O guarda-chuva de Pedro Pereira é amplo. Cumpre o quinto mandato, merecedor por seu trabalho e confiança do eleitorado, mas não abandona os seus. Ele é casado ou tem união estável com Tânia Pinto Hoffmann que, por sua vez, possui os irmãos e irmãs Éder, Kátia, Carolina e Marcelo.
PREFERÊNCIA
O sobrenome Hoffman terá muitas fotos na galeria da 3ª Coordenadoria. Já foram coordenadoras Kátia Hoffmann e Carolina Hoffmann, esta deixou a função por cargo em comissão na Secretaria Municipal de Saúde. Agora é a vez de Milena Pinto Hoffmann.
PREFERÊNCIA II
Tem mais. O coordenador-adjunto da 3ª Coordenadoria é Eugênio Nunes, casado com uma prima dos Hoffmann. Seu nome fica preservado. Éder Hoffmann, cunhado do parlamentar, é o chefe de gabinete na Assembleia e o outro, Marcelo, casado com Milena, tem ou teve cargo no Sine, em Canguçu.
DATA
Pelotas vive, a partir de hoje e até o dia 7, a semana comemorativa aos seus 211 anos de fundação. O início foi a Freguesia de São Francisco de Paula, padroeiro do Município. Programação deste sábado começa às 10h. No destaque, a procissão do padroeiro, com saída da Catedral em direção à Prefeitura.
MOTIVO
E por que São Francisco de Paula é o padroeiro de Pelotas? No livro sobre o centenário da Diocese de Pelotas está escrito: “Em 1809, havia um Oratório de São Francisco de Paula às margens do rio São Gonçalo, cujo capelão era o padre João José da Cunha Peres”.
MOTIVO II
Não há outro registro na obra. Talvez a imagem tenha servido de inspiração para a denominação. Em seu livro O sul do Brasil português, o falecido escritor e historiador Mário Osório Magalhães também trata do tema.
AVALIAÇÃO
Ranking dos Políticos divulga números referentes à atuação dos parlamentares no primeiro semestre. Para senadores e deputados federais. Deputado federal Daniel Trzeciak aparece em primeiro lugar no Estado, com 8,57 pontos. Fica com o quarto lugar na Câmara e o nono no Congresso.
ENTENDA
O Cônsul Geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso (foto), estará em Pelotas nos próximos dias, com agenda coordenada pela Sociedade Italiana, sob a presidência de Moreci Castro Rita. Na programação, visita à prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), seguindo-se reunião na sede da Sociedade, almoço com a comunidade, visitas ao Theatro Sete de Abril e prédios históricos, conversa com a historiadora Maria Tereza Alves Girão e jantar. Também estará em Rio Grande. Valerio Caruso afirma que o Rio Grande do Sul é o estado mais italiano do mundo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário