
Mais uma situação
A foto acima foi feita no domingo pela manhã na esquina da rua General Osório com avenida Bento Gonçalves. A área é onde funcionava um dos postos da rede Paulo Moreira e que receberá uma nova unidade das farmácias São João. Estava todo cercado com aquelas madeiras cor-de-rosa e serviços internos eram feitos. Os ventos do ciclone extratropical derrubaram tudo, deixando à vista as paredes do prédio, também em processo inicial de reforma. Os tapumes caíram tanto pela Osório como pela Bento Gonçalves. Apenas um registro.
TRIBUNA
Vereadores Anderson Garcia (Podemos), Carla Cassais (PT) e Cristiano Silva (UB) fizeram forte críticas, na tribuna da Câmara, à demora no restauro completo da energia elétrica em Pelotas e demais municípios da Zona Sul. Hoje chegamos a seis dias ainda com muitos problemas.
JUNTO
Carla Cassais (PT) também culpou pela situação, além do ciclone, o governador Eduardo Leite (PSDB) por ter vendido a CEEE por R$ 100 mil, “a preço de banana”, segundo ela. Sobrou para a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) por fazer parte de um grupo político que defende as privatizações.
ESTRUTURA
Todos concordam que o ciclone foi forte e seus estragos grandes e que há um tempo aceitável para a recuperação dos serviços essenciais, como a energia elétrica. A demora está demais e revela a deficiência na Equatorial para este tipo de situação.
ESTRUTURA II
Não havia equipes em Pelotas para o imediato atendimento. Pessoal foi deslocado de Porto Alegre, sem conhecimento da realidade local. Também circularam informações de que não tinha estoque de materiais, como transformadores, postes e fios.
EXEMPLO
Moradora no Rincão da Caneleira, Morro Redondo, informa que está há sete dias sem luz, com perda de alimentos. Registro na Aneel feito. Diz que, no caso, é um fio que rebentou. “Eles, em vez de olharem e fazer o mais prático, não. Estão trocando poste, cortando árvores. Aqui era bem simples, dez minutos e estava pronto”, desabafa.
AÇÕES
Além de reuniões entre representantes da Prefeitura e Equatorial, a população cobra e espera agilidade na solução do problema. Também a empresa deve ser responsabilizada, via advogados, Ministério Público ou Defensoria Pública, pela demora e pelos prejuízos daí advindos.
TELINHA
Bastou ser publicado edital pela Câmara de Vereadores de Pelotas, sobre a aquisição de equipamentos e gestão de pessoal que interessados marcam presença na Casa do Povo. Ontem dois por lá estiveram. É o início.
COMPANHEIROS
Comissão eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT) esteve reunida ontem à noite. Para tratar do Processo de Eleição Direta Excepcional, o Pedex. Eleição deve ocorrer em outubro, com mandato até 2025.
DIFERENTE
O processo é extraordinário porque não serão realizadas eleições nos âmbitos federal e estaduais nos diretórios petistas. Aos municípios foi facultada tal possibilidade e Pelotas topou.
NOME
A médica e professora da UFPel Angela Moreira Vitória é o primeiro nome que surge para disputar a presidência. Votam os filiados que, em Pelotas, são cerca de três mil. É feita a eleição do diretório e, em paralelo, para a presidência.
FUTURO
Serão este comando partidário e o diretório a ser eleito, que conduzirão o PT na eleição municipal do ano que vem. Se a eleição fosse hoje, o atual presidente da Trensurb, Fernando Marroni, seria o candidato a prefeito.
ENTENDA
Recente incêndio na rua Três de Maio, em Piratini, mostrou, mais uma vez, o comprometimento da Brigada Militar nas comunidades onde atua. Integrantes da 4ª Companhia, lá sediada, foram ao local e iniciaram o socorro, enquanto o pessoal do Corpo de Bombeiros não chegava. O proprietário da residência informou que sua cachorrinha da raça Poodle estava dentro do prédio. Pois os soldados da BM entraram e resgataram o animal (foto), logo protegido por material térmico e após encaminhado a um veterinário para avaliação.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário