Não é por falta de aviso

A foto acima foi batida perto das 7h da manhã de ontem. Era o indicativo de como seria o dia, com chuva e ventos e suas ocorrências, como alagamentos e flagelados. Pelotas e a Zona Sul não fogem à regra do que vem acontecendo no Estado e mundo afora. Situação preocupante em Rio Grande, São José do Norte, Jaguarão, Pedro Osório e Cerrito. Na Líbia, enchentes. No Marrocos, terremoto. A natureza fala através de seus efeitos sobre a vida animal, racional e irracional. Aos ditos racionais, os recados são dados cada vez mais frequentes, mas parece que não são entendidos. É só observar.

PILCHA
Está cancelado o desfile em homenagem ao 20 de Setembro em Pelotas, em função das chuvas e indicativos de sua continuidade. Também em Pedro Osório não serão realizadas comemorações. Talvez em outros municípios também.

GESTO
Catedral do Redentor, a popular Igreja Cabeluda, da Igreja Anglicana de Pelotas, inicia mobilização para as obras de restauro do histórico prédio. Domingo que vem, 12h, na Casa da Amizade, na Associação Rural, será realizada uma paella para angariar recursos para a execução do projeto.

GESTO II
Durante o almoço será apresentado o projeto completo de restauro. Os convites podem ser adquiridos na secretaria da Catedral, até sexta-feira, das 13h30min às 17h. Informações pelo telefone 3199-8330. O valor é de R$ 60,00 por pessoa.

PLENÁRIO
Câmara de Vereadores de Pelotas inicia hoje sua semana de sessões legislativas. Hoje também reuniões das comissões técnicas e da Comissão de Ética. Na quinta-feira, duas sessões para fechar as três semanais regimentais.

DEFINIDO
Ex-vereador e ex-presidente do PDT em Pelotas, Marcus Cunha, está filiado ao PSOL. Sua decisão foi sacramentada em Porto Alegre, no domingo. Cunha deixou o PDT descontente com os rumos tomados, em especial após a adesão ao governo do estado, capitaneado pelo PSDB.

FUTURO
Cunha tem indicativo de sua nova sigla para concorrer a prefeito. Ele não define, mas também pensa em ser candidato a vereador. Se for candidato a prefeito, respalda as candidaturas à reeleição de Fernanda Miranda e Jurandir Silva e, possivelmente, de Júlio Domingues.

VÍNCULOS
Um dos fatores que deve ter levado Marcus Cunha a filiar-se ao PSOL, é a presença do hoje vereador em Porto Alegre, Pedro Ruas. Ele - Ruas - teve forte atuação no PDT, tanto como presidente estadual do partido e mandatos eletivos.

IDENTIFICAÇÃO
Afirma o novo pessolista: “Me juntei com os trabalhistas que lutam contra a retirada de direitos dos professores, contra o fechamento de escolas, contra a privatização de empresas públicas estratégicas e que não desistiram da luta contra a exploração do capitalismo selvagem e por uma sociedade mais justa”.

VISUAL
Ao mesmo tempo em que o painel com a palavra Pelotas é retirado manutenção, a formiga, símbolo da Fenadoce, colocada no largo da Viação Férrea, está voltada para o Largo de Portugal. Agora vê quem por ali transita.

REGRAMENTO
Da série Não quero ser esquecido ou, em segunda temporada, Quero ser lembrado. Vereadores de Pelotas iniciam falas na Câmara sobre suas participações na elaboração do novo Plano Diretor.

REGRAMENTO II
Os mais ferrenhos defensores são os vereadores Anderson Garcia (Podemos) e Michel Promove (PP). Garcia afirma que o futuro novo texto está em discussão na Prefeitura e que o projeto será enviado pronto ao Legislativo. Defende participação agora.

ENTENDA
Advogado e professor Marcus Cunha está filiado, desde o domingo, no Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL. Ato ocorreu durante o Congresso do partido, na Câmara de Vereadores, em Porto Alegre. Nas fotos, Cunha com o vereador Pedro Ruas, que abonou sua ficha de filiação e com Lucas dos Santos e Matheus Fonseca, que integravam a Juventude do PDT. Também está filiado ao PSOL o professor André Winter.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

ESTRANHO

Aqui Próximo

Aqui

Deixe seu comentário