Para reforçar a parceria

Encontra-se em Pelotas uma delegação de rotarianos do Rotary Club de Alpharetta, estado da Geórgia, Estados Unidos. Aqui estão para visitar e vistoriar as obras da construção da sede da Associação de Pais de Down de Pelotas (Apadpel), no bairro Fragata. O Rotary de Alpharetta está empenhado, juntamente com o Rotary Pelotas Oeste, na execução do projeto, cuja primeira parte, com aproximadamente 150 metros quadrados, encontra-se na fase de levantamento de paredes, devendo ser concluída nos primeiros meses do próximo ano. Tal situação possibilitará à Apadpel já transferir suas atividades para o novo endereço, livrando-se do pagamento dos alugueis da atual sede. Na foto, os americanos juntamente com pessoas ligadas à Associação e ao Rotary Pelotas Oeste.


NOVIDADE
Abriu vaga de segundo secretário na Mesa da Câmara de Vereadores de Pelotas para 2023. Nome definido era o de Jone Soares (PSDB). Não irá acontecer, pois o jovem tucano será promovido.

CARGO
Após conversa entre a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e o vereador Anderson Garcia (Podemos), houve, por parte dela, o pedido de indicação de um nome para ocupar a liderança do governo no aqui que vem. Jone foi o indicado e aprovado.

MUDANÇA
Jone Soares (PSDB) seria o segundo secretário. Agora são feitas avaliações de possíveis ocupantes do cargo. Difícil já que o atual ocupante, Michel Promove (PP), e Anderson Garcia (Podemos) descartam a possibilidade. Até ontem.

TALVEZ
A situação pode colocar o nome do presidente vereador Marcos Ferreira (sem partido) no jogo. Apesar de ter afirmado não desejar cargo na Mesa, até toparia e buscaria apoio para a manutenção de um de seus cargos deste ano. Seu desejo inicial era para manter três.

SILÊNCIO
Nome apontado para presidir a Câmara no ano que vem, o vereador Carlos Júnior (PSD) pouco fala. Afirma continuar sendo candidato. Além das 14 assinaturas em apoio ao vereador Cesinha (PSB), há, ainda, a posição a ser assumida pelos cinco principais vereadores da oposição.

DATA
Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Pelotas para 2023 está convocada, por edital, para quarta-feira que vem, dia 7, às 10h30min, em sessão extraordinária.

ESPERADO
A ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público gaúcho, na sexta-feira, com busca e apreensão em residências de ex-diretores da Cosulati, não surpreende e era esperada.

CAUSAS
É consequência de uma série de desmandos ocorridos por vários anos na cooperativa, com ou sem conhecimento e/ou conivência dos principais envolvidos e outros agentes menores.

FATOS
A Operação Tambo, após três anos de investigação, apura crimes de malversação na administração, de apropriação indébita, estelionato e lavagem de dinheiro em Pelotas e Capão do Leão.

REALIDADE
Após três anos da decretação da falência da Cosulati, muitos cooperados veem possibilidade de reaver a totalidade ou parte de seus bens, penhorados ou perdidos. As questões sociais e emocionais são tão ou mais graves que os danos econômicos e legais causados.

MOVIMENTOS
Nas ações de sexta-feira, o ex-diretor-presidente da Cosulati foi levado a uma Delegacia de Polícia em Pelotas. Após cumpridas as formalidades, o delegado não homologou flagrante contra ele. Em sua residência, foi encontrada uma arma calibre 12 sem procedência.

SENSAÇÃO
Vereadores Yasmim Roloff (PT), Arion Braga (PP) e Leandro Pipa (MDB) sentirão na pele, a partir das 9h de hoje e por 24 horas, como é ser privado de visão, audição, fala e locomoção. Em Canguçu.

SENSAÇÃO II
Eles participarão do 1º Desafio de Acessibilidade promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Câmara de Vereadores. O lema é “Construa acessos, derrube barreiras”. Cada vereador será privado de um dos sentidos e mobilidade.


Entenda
Recente encontro, na Assembleia Legislativa, entre a deputada estadual e deputada federal eleita, Any Ortiz (Cidadania), o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) e o chefe de gabinete da deputada, Renato Jaguarão (foto). Na pauta, análise de recursos e projetos para emendas parlamentares, a situação do partido em Pelotas e futuras ações políticas, especialmente para as eleições de 2024.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

DECISÃO

Próximo

PLENÁRIO

Deixe seu comentário