Serviço permanente e essencial

É crescente o uso das populares faixas de segurança ou as passagens de pedestres em ruas e avenidas. Também é crescente a conscientização de motoristas de veículos para o respeito a quem atravessa. Ao Poder Público cabe a ação das implantações e suas manutenções, já que as pinturas brancas sofrem a ação do tempo. É o caso do serviço que começou a ser realizado ontem pela manhã na rua Lobo da Costa, em frente ao Pop Center (foto), local de intenso e permanente movimento, tanto de pessoas como de veículos.

REALIDADE
Pelotas supera os 54% do que determina a Lei Complementar 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com os gastos com pessoal. Relatório do primeiro quadrimestre do ano (janeiro a abril), aponta o índice de 54,3%. Novo relatório deve ser publicado nos primeiros dias de setembro, com dados do segundo quadrimestre.

REGRAS
A LRF determina que o limite de gastos com pessoal com base na Receita Corrente Líquida (RCL) é de 60%. Devem ser deduzidos 6% destinados ao Poder Legislativo. Há três níveis de registros: alerta com 48,6%, prudencial com 51,3% e geral com 54%.

PENÚRIA
No Rio Grande do Sul são 457 dos 497 municípios que apresentam déficit primário, ou seja, as despesas básicas com saúde, educação e servidores, consomem mais que a arrecadação. Dados são da Confederação Nacional dos Municípios.

PENÚRIA II
A situação mais crítica é a de Esteio, 83.352 habitantes, com déficit de R$ 23.516.682,02. No Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf), mais três cidades gaúchas com menos de cem mil habitantes estão com problemas: Bozano, Coronel Barros e Faxinal do Soturno. Acima de cem mil, Santa Maria.

MICROFONE
Confirmada para as 8h de hoje, em primeira chamada, a Assembleia Geral Extraordinária dos acionistas da Sociedade Anônima Rádio Pelotense. Na Ordem do Dia, chamada de capital para equalização do patrimônio líquido negativo e discussão da estratégia operacional.

MICROFONE II
O ponto constante no edital sobre a estratégia operacional é a possível suspensão temporária das transmissões radiofônicas, enquanto não ocorrer a migração de AM para FM. Os funcionários, em agosto, cumprem o aviso prévio. Tomara que a decisão seja por não fechar a emissora.

ACORDO
Antes do furdunço criado com sua manifestação racista no plenário da Câmara de Canguçu, o vereador Xico Vilela (PP) tinha seu nome indicado para presidir a Casa em 2024. Conversas iniciadas no ano passado. Líderes do Progressistas teriam sido contra as conversas.

NINHO
Com o novo diretório municipal eleito, o PSDB em Pelotas tem uma situação confortável para a escolha do nome que representará a sigla na disputa nas eleições do ano que vem. O deputado federal Daniel Trzeciak continua como o preferido.

COBRANÇA
Trzeciak não precisa oficializar sua candidatura a prefeito. Sabe da importância do seu trabalho e a representatividade regional na Câmara dos Deputados. A situação encontra forte repercussão na Zona Sul.

OPÇÕES
Se Daniel Trzeciak é o preferido para concorrer, outros três nomes também estão listados. O vice-prefeito Idemar Barz, o secretário estadual Luiz Henrique Viana e o diretor da Portos RS, Fernando Estima, entram em período de avaliações.

ESTRATÉGIA
As avaliações serão feitas através de pesquisas vinculadas a cada nome, com indicação de conhecimento, credibilidade e desenvoltura junto à população e comunicação. Os três nomes - Idemar, Viana e Estima - dizem aceitar uma possível indicação para concorrer no ano que vem.

ENTENDA

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

DATA VÊNIA

Próximo

SESQUICENTÁRIO

Deixe seu comentário