
Sofrimento e tristeza

O recente terremoto que atingiu várias localidades no Japão, com 7.6 de magnitude na Escola Richter, com máximo de 10, causou sérios danos em Suzu, cidade-irmã de Pelotas. Na foto distribuída ao mundo pela imprensa do país, a devastação é quase que total. O prefeito Masuhiro Izumiya afirmou que cerca de 90% das casas foram total ou parcialmente destruídas. Luís Carlos Lessa Vinholes, criador da irmandade entre Pelotas e Suzu e correspondente do Espeto para assuntos nipônicos, recebeu mensagem de Kaori Michishita, Secretária Chefe da Divisão de Administração Geral da Municipalidade de Suzu, às 3h55min do dia 4. Afirma ela: “Obrigado por sua preocupação. Eu, o prefeito e nossa família, estamos seguros, mas há muitos mortos. A maioria das casas na cidade de Suzu desabou. Algumas pessoas ainda estão presas sob suas casas. Esta cena me leva às lágrimas”. Arremata Vinholes: “É desolador tomar conhecimento de tudo isto sem poder fazer alguma coisa para mitigar os sofrimentos de nossos irmãos de Suzu”.
PRESSÃO
Depois do aumento nas tarifas dos pedágios seguem mobilizações. Entidades ligadas ao transporte de cargas realizarão debate sobre os pedágios do Polo de Pelotas terça que vem, dia 9, a partir das 19h15min, no auditório do Sicredi, em Pelotas.
LIDERANÇA
Promoção da Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas do Estado do Rio Grande do Sul (Fetransul), Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Extremo Sul (Setcesul) e Associação dos Proprietários de Caminhões de Pelotas e Região (Aprocapel).
PONTOS
Apontam que faltam 28 meses para o fim da concessão da Ecosul e insatisfação com o contrato celebrado pelo Governo Federal, em 1998. Comentam que as duplicações das BRs-116 e 392 são feitas sem emprego de verbas oriundas dos pedágios, somente com recursos federais.
VALORES
Reafirmam ser a tarifa hoje praticada, com o mínimo de R$ 19,60, onerosa e sufocante para a economia regional, convertendo-a na mais cara do Brasil. Ponderam que o governo federal tem comprovado que, com novas licitações e contratos de 30 anos, as tarifas são justas.
MAIS
Em postagem no dia 14 de dezembro de 2023, às 10h50min, a Ecosul informa a apresentação de proposta de prorrogação do atual contrato. Desculpa, os termos usados pela empresa são modernização e atualização. Encaminhamento tem por base a Portaria 848/2023 do Ministério dos Transportes, publicada em setembro.
JUSTIFICATIVA
Alegando não poder prestar maiores detalhes, por orientação do Ministério dos Transportes, Ecosul indica, com sua proposta, ser possível atualizar o contrato, promover a redução das tarifas praticadas nas cinco praças e execução de obras para qualificação logística.
SEGREDO
No documento, não revela números. Nos comentários e especulações, a proposta seria de prorrogação do contrato por mais 15 anos e tarifa em R$ 11. Devem estar em algum item do encaminhado ao Ministério dos Transportes.
COFRE
São oito as obras indicadas para execução caso a proposta seja aceita. Espera-se, se acontecer, com aplicação com o arrecadado nas cinco praças. Chega de investimentos federais, recursos advindos de impostos que, por exemplo, ainda concluirão a duplicação da BR-116.
ROL
Os itens propostos são: 1 - Redução imediata da tarifa de pedágio e modernização operacional e regulatória, passando o contrato para os mesmos parâmetros dos mais modernos geridos pela ANTT; 2 - Redução da Taxa Interna de Retorno (TIR) da concessionária, tornando o contrato mais adequado às atuais taxas de juros;
ROL II
3 - Alteração do indicador de reajuste tarifário para IPCA ao invés da atual fórmula paramétrica que, historicamente, reajusta o valor acima da inflação; 4 - Duplicação da BR-392, entre os quilômetros zero e nove (denominado pelo DNIT como lote 4), obra fundamental para melhoria dos acessos rodoviário e ferroviário ao Porto do Rio Grande;
ROL III
5 - Recuperação da ponte sobre o canal São Gonçalo, interditada desde a década de 1970; 6 - Cronograma acelerado, com duplicação do Lote 4 e ponte sobre o São Gonçalo e conclusão até 2027; 7 - Execução de três novas pontes na BR-116 e 8 - Implantação de um pátio de parada e descanso para caminhoneiros em Rio Grande, próximo do Porto.
Entenda

Três professores da Universidade Federal de Pelotas estão eleitos para integrar a Academia Brasileira de Ciências (ABC) neste ano. São (fotos) Antônio Costa de Oliveira, das Ciências Agrárias, Luciana Tovo Rodrigues, das Ciências da Saúde e Cristiane Luchese, das Ciências Biológicas. Suas eleições decorrem das atividades acadêmicas e pesquisas, com importantes contribuições em suas respectivas áreas. Os diplomas serão entregues em Reunião Magna da entidade, a ser realizada em maio, no Rio de Janeiro.
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