Um cenário para ser comemorado

Está formada a comissão integrada por oficiais da ativa e reserva da Brigada Militar para elaborar a programação dos cem anos de instalação do 4º Batalhão de Policia Militar (foto), da Brigada Militar, em Pelotas. As primeiras reuniões já acontecem com as coordenações do comandante do CRPO/Sul, tenente-coronel Leandro Brandão dos Santos e do comandante da unidade, Major Paulo Renato Scherdien. A instalação oficial data de 21 de fevereiro de 1924 e hoje tem a denominação de Batalhão Coronel Camilo, com jurisdição em nove municípios da Zona Sul.

MUDANÇA
Jorge Alberto Duarte Grill, o político Beto Grill, retorna ao cenário partidário. Em Brasília, participou do 5º Congresso da Rede Sustentabilidade, com a eleição de Heloísa Helena para presidente nacional e Wesley Diógenes para vice.

ATUAÇÃO
Em manifestações nas redes sociais, Beto Grill afirma: “O Rio Grande do Sul não vai se omitir em participar da reconstrução do Brasil. Estamos na luta, venham conosco”. Indicativo de disputa na eleição municipal do ano que vem? Beto foi prefeito de São Lourenço do Sul e Cristal, deputado estadual e vice-governador.

GRUPO
Presidente do PSDB em Pelotas, Flávio Ferreira entende e reconhece a legitimidade de todos os partidos que integram a base do atual governo em indicar nomes para a eleição do ano que vem. “É bom e saudável”, afirma.

NINHO
Indica ele que o PSDB tem alguns nomes na pauta, de diferentes perfis. “O PSDB oferecerá nomes capazes de liderar o projeto com viabilidade eleitoral e com capacidade de gestão. O importante é manter o grupo para a sequência de um projeto que tem transformado a cidade.”

AÇÃO
Indicado para coordenar a retomada dos estudos e pesquisas sobre os efeitos do Covid-19 no País, o ex-reitor da UFPel, hoje nos Estados Unidos, Pedro Curi Hallal, falou no grupo de trabalho para discussão de estratégias de combate ao discurso de ódio. Atividade no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

RECADO
No painel “Discurso de ódio contra instituições e profissionais da imprensa e da ciência”, Hallal lembra que ataques contra cientistas não são novidades. “A racionalidade científica é vista como inimiga por aqueles que propagam discursos de ódio, pois muitas de suas ideias são baseadas em medo e paranoia, facilmente desmentidos pela ciência.”

RECONHECIMENTO
Na sua conclusão, Pedro Hallal afirma que a ciência brasileira precisa ser valorizada não apenas durante a pandemia, mas continuamente. Para ele, os cientistas precisam ser valorizados e respeitados, e não perseguidos e censurados.

TRABALHO
Vereador Paulo Coitinho (Cidadania) mantém reunião com o prefeito em exercício Idemar Barz (PSDB). Na pauta, a situação dos centenas de quilômetros de fios soltos e caídos em ruas e avenidas de Pelotas.

TRABALHO II
“Algo precisa ser feito, assim não pode continuar. Muitos fios estão arrebentados e ninguém reclama. É sinal que não tem mais utilidade”, afirma o parlamentar. Objetivo é encaminhar um projeto de lei que autorize a Prefeitura a fazer a retirada.

ENTENDA
Um saudoso e emotivo reencontro para saudar a vida e a família. Na foto estão três irmãs, com idades superiores aos 90 anos. Da esquerda para a direita, Maria Hecker Zambrano, 98 anos, Marieta Hecker Luz, 95 anos, e Léa Hecker Ferreira, 93 anos. Maria reside em Pelotas e foi a Porto Alegre encontrar as duas irmãs. Certamente com momentos indescritíveis.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

ATRAÇÃO

Próximo

ESPECÍFICO

Deixe seu comentário