
Um fato raro
CONCLUSÃO
Relator do processo contra a vereadora Cristina Oliveira (PDT), na Comissão de Ética da Câmara, vereador Anderson Garcia (Podemos) apresentará seu relatório no dia 24, terça-feira. Segundo ele, a redação final ainda não começou a ser feita.
MOTIVO
A Comissão de Ética foi acionada em função de denúncias feitas por ex-assessores da vereadora. Todos foram ouvidos e tiveram a oportunidade de exporem suas razões. As vereadoras Fernanda Miranda (PSOL) e Carla Cassais (PT) também encaminharam manifestação sobre o trabalho da colega.
COMPORTAMENTO
Marcado para amanhã, a partir das 14h, no Altar da Pátria, o Encontro das Famílias Conservadoras e Cristãs de Pelotas. É organizado pelo grupo de amigos Mãos que caminham para o amor, com a coordenação de Graciele Nunes.
COMPORTAMENTO II
O Encontro terá caráter social, sem cunho partidário. Estão previstas manifestações contrárias à legalização do aborto e das drogas no País. Vários segmentos da comunidade confirmam participações.
VOZ
Vereador Cesinha (PSB), presidente da Câmara de Pelotas, ao abrir da sessão de ontem, fez manifestações individuais. Criticou nota do Espeto sobre conversa sua com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), a qual denominou de mentirosa.
RELATO
Depois leu o texto do ofício 523/2023, que lhe foi enviado pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), onde ela coloca a posição do Executivo sobre a manifestação do vereador Cauê Fuhro Souto (UB), direcionada ao secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen.
COBRANÇA
Pede ela que, após o vereador dizer possuir 18 denúncias, que as esclareça, a fim de que as medidas do Executivo possam ser tomadas. Apenas uma, de uso indevido de recursos destinados a uma pessoa com deficiência, foi esclarecida, com o servidor demitido em abril.
ESPERA
Afirma Paula também que Cauê indica que a administração quer calá-lo. Não concorda e aponta estar, mais de 72 horas depois de sua manifestação na tribuna, esperando o conteúdo com os devidos indícios e provas de cada uma delas. Paula ratifica não ter apoiado a ida de Bündchen até a Câmara.
MAIS
Também foi lida carta do secretário endereçada à prefeita e aos vereadores. Faz relato do que aconteceu no dia 4, indicando seus passos dentro do prédio da Câmara. O presidente Cesinha (PSB) também chamou de mentirosa tal manifestação, contestando várias informações ali contidas.
SITUAÇÃO
Vereadores querem tomar conhecimento das outras 17 denúncias que o vereador Fuhro Souto diz possuir. Até ontem não havia o encaminhamento oficial. Vereador Marcos Ferreira (UB), defende a entrega dos documentos, pois, se isto não acontecer, a Câmara estará sendo conivente, quando não cobra tal apresentação.
CLIMA
O ambiente é tenso entre os vereadores e o Executivo. O rastilho de pólvora está aceso e, conforme os comportamentos, a explosão ocorrerá. A independência entre os poderes é defendida, mas o presidente Cesinha (PSB) fala em repactuação de apoios, pois a situação envolve um membro da administração e, aponta ser “a mentira contra a verdade”.
ENTENDA
Médica, professora e diretora da Faculdade de Medicina/UFPel, cumpre agenda em Brasília. No Ministério da Saúde participa de atividade da Frente PaliAtivistas como convidada externa. Até o final do ano deve ser apresentada a Política Nacional de Cuidados Paliativos. Na foto, Julieta Fripp com médica Mariana Borges, da coordenação geral de Atenção Domiciliar do Governo Federal.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário