
Um futuro consciente
REAÇÕES
Fortes repercussões entre os servidores da prefeitura de Pelotas e na Câmara de Vereadores, o anúncio de parcelamento dos salários a partir deste mês de outubro, com os primeiros pagamentos previstos para o dia 8. A busca de informações é grande, pois o primeiro texto divulgado é confuso. Manifestações do Sindicato dos Municipários acontecem. Infelizmente, ao servidor, cabe o protesto e a demonstração de descontentamento pois solução imediata não há, já que a Prefeitura não possui recursos quitar a folha integralmente.
DESABAFO
Servidor, cidadão e eleitor envia texto ao Espeto. Faz dois questionamentos que interessam a toda a categoria e que poderão ter desdobramentos, tanto por iniciativa do Executivo como por parte da Câmara de Vereadores. Afirma: “Sou um dos funcionários da Prefeitura de Pelotas que ficará sem salário neste mês(referente a outubro). Minhas perguntas são duas”.
DESABAFO II
A primeira: “Se eu não pagar as tarifas de água, que vencerão nesses dias até eu recebeu o salário, o Sanep vai cortar o fornecimento de água na minha casa?” A segunda: “O boleto do IPTU em parcela única (com desconto), terá validade somente até o fim deste ano? Isto é, serei obrigado a parcelar (com juros) pelo motivo de que não terei salário regularizado?”
DOCUMENTO
De outro cidadão. “Cartórios exigem Atestado de Óbito, quando, óbvio, necessário. Mas após 30 dias, perdem a validade. Acredito que depois deste período, o falecido revive temporariamente, pois o atestado deve ter nova atualização, por mais 30 dias. Um novo documento, um novo gasto...” Opinião do Espeto: Quem sabe um projeto de lei federal determine uma única emissão e validade permanente para o Atestado de Óbito? Não deve ser difícil.
FORA
Pelotas não está contemplada, como no verão passado, com voos semanais para Florianópolis. Empresas Azul, Gol, Latam e VoePass divulgam 94 novas rotas até fevereiro, a partir de dezembro com aval do Ministério do Turismo. São 81 destinos nacional e 13 internacionais. Uma pena, pois potencial existe e precisa ser incentivado, tanto com periodicidade como tarifas atrativas.
UTI
Documento assinado por representantes dos hospitais filantrópicos de Pelotas oferece a prorrogação por mais dez dias para a busca de soluções para a grave crise que enfrentam, devido à falta de recursos. Há concordância, mas não complacência. Segue a decisão tomada pela desativação dos leitos de atendimento SUS. Também há o reconhecimento de forte ação dos hospitais para a busca de tais soluções.
UTI II
Tudo está jogado para Brasília, onde, ou dia 8 ou dia 9, poderá ocorrer reunião com a ministra da Saúde, Nisía Trindade, com articulação encaminhada pelo deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT). É a expectativa para a solução que passará pela atualização dos valores pagos pelos procedimentos englobados pela Municipalização Plena. No recente Congresso de Secretários Municipais de Saúde, em Bento Gonçalves, ausência das principais autoridades do Ministério da Saúde.
ENTENDA
Vereador Márcio Santos (PSDB) cumpre agenda em Brasília. No Senado, esteve no gabinete do senador Hamilton Mourão (Republicanos), onde tratou de questões para Pelotas. Na Câmara dos Deputados, em encontro (foto) com o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) encaminhou pedido de liberação de recursos para pavimentações no Sítio Floresta e na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) tratou da liberação de alimentos para os atingidos pelas chuvas na cidade.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário