
Uma bela iniciativa
Em funcionamento há cinco anos, em Capão do Leão, o Projeto Jovem Cristão é uma Organização Não Governamental com ações voltadas ao trabalho com crianças carentes nas áreas de música, esporte, vivência rural e estudos evangélicos. Sua manutenção se dá através de colaborações comunitárias e de voluntários, como higiene, doação de alimentos, roupas, calçados, brinquedos, auxílio educacional e assistência a famílias. Para fortalecer as atividades rurais, a ONG está adotando dois cavalos que estavam na Hospedaria de Grandes Animais de Pelotas. Para conhecer o projeto e verificar a possibilidade de parcerias, o prefeito em exercício de Pelotas Idemar Barz (PSDB) esteve na propriedade rural (foto) ao lado de representantes da entidade, da Hospedaria e da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
REALIDADE
Ontem aconteceu novamente e não será a última vez. A sessão legislativa da Câmara de Vereadores foi encerrada por falta de quórum. A situação é recorrente e, em determinados momentos, com o entra e sai dos vereadores do plenário, o número mínimo não é respeitado, mas a sessão segue.
MOMENTO
Às 9h28min, vereadora Fernanda Miranda (PSOL) falava na tribuna, abrindo o Grande Expediente. Além dela, o vereador Jone Soares (PSDB) na presidência e a vereadora Miriam Marroni (PT). Somente três, quando o mínimo previsto no Regimento Interno é de sete.
MOMENTO II
Miranda encerrou sua fala e, às 9h37min, Jone Soares (PSDB) fez a verificação de quórum. Seis vereadores em plenário. Além dele, Cristiano Silva (UB), Dila Bandeira (PSDB), Miriam Marroni (PT), Fernanda Miranda (PSOL) e Jurandir Silva (PSOL).
DECISÃO
Falta de quórum foi a justificativa para o encerramento da primeira sessão da semana. Os vereadores que estavam em plenário logo deixaram o local e os que não estavam, foram informados. E a vida continua.
FATO
Brasília sedia, até sexta-feira, a 22ª Marcha dos Vereadores. Segundo o presidente César Brisolara, o Cesinha (PSB), é a demonstração da força do municipalismo. Câmara de Vereadores de Pelotas está presente com sete.
COMITIVA
Para lá viajaram os vereadores Marcos Ferreira, o Marcola (UB), José Sizenando (UB), Reinaldo Elias, o Belezinha (PSD), Márcio Santos (PSDB), Rafael Amaral (PP), Rafael Barriga (UB) e Cristina Oliveira (PDT). Ficam em Brasília até sexta-feira.
NÚMEROS
Pelotas tem 21 vereadores e sete estavam viajando. Ficam 14. O vereador Anderson Garcia (Podemos) não foi à sessão por questões de saúde na família. Ficam 13. No plenário, seis.
SITUAÇÃO
Está mais do que na hora do Regimento Interno ser atualizado. Houve compromisso de apresentação de novo texto em 20 dias. Já se passaram quase 60. Um estagiário colhe a assinatura dos vereadores presentes, conferindo o quórum no prédio.
SITUAÇÃO II
Se tem quórum no prédio, que o futuro Regimento Interno faculte os discursos com qualquer número. Na Câmara dos Deputados um deputado federal fala somente para o presidente, com plenário vazio. Quórum exigido para votações. Aí seus problemas acabam.
CATRACA
Chegam informações sobre o atraso no pagamento dos serviços prestados no transporte escolar na Secretaria de Educação de Pelotas. Desde o início do ano, ou a partir de fevereiro, tem casos. No Setor de Transportes é dito que a culpa não é deles.
CARIMBOS
Chegam à Câmara de Vereadores de Pelotas duas correspondências do Tribunal de Contas do Estado (TCE). As duas referem-se aos dois últimos anos da administração do ex-prefeito Fetter Jr. (PP) e do ex-vice-prefeito Fabrício Tavares (PTB).
CARIMBOS II
As contas de 2011 tem recomendação de aprovação com aplicação de multa, em função de falhas formais e de controle interno. As de 2012 apresentam falhas formais, sem prejuízo ao Erário Municipal, sem comprometer o seu conjunto e com parecer favorável pela aprovação.
ENTENDA

Para apresentar proposta de possíveis apoios para projetos culturais de Pelotas e com ênfase no trabalho do escritor João Simões Lopes Neto, o presidente do Instituto João Simões Lopes Neto, Carlos Francisco Sica Diniz, acompanhado pelo colaborador José Luís Marasco Cavalheiro Leite, visitaram a sede dos Biscoitos Zezé. Foram recebidos pelos diretores José Ruivo e Fábio Ruivo (foto) quando alternativas foram apontadas, com aproveitamento de benefícios que a legislação propicia.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário