Evento

Festival de Música do Sesc se despede de Pelotas

Em concerto realizado na noite de sexta-feira, organização confirmou a próxima edição em 2025

Fotos Volmer Perez - DP - Público superlotou o Largo Edmar Fetter

Com músicas de conhecidos filmes, a Orquestra Sinfônica Acadêmica, regida pelo maestro Evandro Matté, foi a última atração do Festival Internacional Sesc de Música, consagrado como um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, que se despediu de Pelotas com um até janeiro de 2025. A realização do evento no próximo ano foi confirmada antes do concerto se iniciar, na noite desta sexta-feira (26), no Centro Histórico.

Mais uma vez o Largo Edmar Fetter, junto ao Mercado Central, ficou superlotado por uma plateia atenta a todos os movimentos da orquestra e acompanhando cada canção com o entusiasmo das palmas e assobios. O concerto fechou uma intensa programação de doze dias e mais de 60 apresentações artísticas gratuitas que ocorreram em diferentes espaços pelotenses, dentre teatros, praças, igrejas, hospitais, estabelecimentos comerciais e a Praia do Laranjal.

Milhares pessoas prestigiaram as atrações. O público soma-se aos cerca de 400 alunos bolsistas, de diversas partes do Brasil e países vizinhos, que também viajaram à Capital Nacional do Doce para cursos de especialização musical com um quadro de 46 professores renomados no mundo da música, representando diferentes nacionalidades.
"Este intercâmbio entre talentos, culturas, diferentes histórias e realidades representado por alunos e professores de diversas partes do mundo é uma marca deste projeto", destaca o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. "Nós ficamos muito felizes com o papel que ele tem para os jovens, para a cidade de Pelotas e para toda a comunidade, e é uma emoção muito grande realizar mais este ano, com tanto sucesso. Agradecemos a todos os que participaram e, principalmente, aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Estado que tornam possível o projeto acontecer", completa.

O concerto de encerramento da Orquestra Acadêmica reuniu os músicos no palco, dentre artistas convidados, alunos e professores que fizeram parte da edição. O público que lotou o Largo do Mercado Público pôde se encantar e se emocionar com a interpretação de músicas da trilha sonora de filmes que marcaram época, como Star Wars, O Rei Leão, Indiana Jones e O Poderoso Chefão.

Na plateia

A aposentada Rosa Amaro, 68, sempre que possível acompanha o Festival e o encerramento no Largo Edmar Fetter, já estava assinado na agenda aposentada há muitos dias. “Eu moro aqui perto, pego minha cadeirinha e venho”, disse. Mas além deste evento, este ano ela conseguiu assistir alguns dos espetáculos oferecidos no Theatro Guarany. “ O que eu mais gosto é a qualidade das músicas. Depois da Fenadoce, o Festival é o evento mais importante da cidade”, disse.

O angolano Domingos Francisco, 27, que estava com os amigos da Igreja Batista, foi ao concerto de encerramento do Festival pela primeira vez. Francisco mora em Pelotas há quatro anos, onde atualmente cursa a pós-graduação em Economia, não sabia da existência do Festival até que amigos o convidaram para assistir a gala lírica que ocorreu na quarta-feira, no Guarany. “Fui no canto lírico no Theatro, foi maravilhoso, amei, foi um espetáculo e agora vim prestigiar mais uma vez o evento”, comentou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Museu da Baronesa recebe doações da família Antunes Maciel Anterior

Museu da Baronesa recebe doações da família Antunes Maciel

6ª Conferência Estadual de Cultura elege propostas e delegados para etapa nacional Próximo

6ª Conferência Estadual de Cultura elege propostas e delegados para etapa nacional

Deixe seu comentário