Homenagem

Cortejo cultural celebra o legado da mestra Sirley Amaro

Evento, realizado no dia em que a griô aniversariava, será realizado pelas ruas da Cohab Lindoia, onde a homenageada morava

Foto: Acervo Mestra Griô Sirley Amaro - O evento, que homenageia a mestra no dia do seu aniversário de 89 anos, é uma iniciativa do filho de Sirley

A Cohab Lindoia receberá nesta sexta-feira (12), das 18h às 19h30min, o cortejo cultural Legado e Memória - 89 anos da griô Sirley Amaro. O evento, que homenageia a mestra no dia do seu aniversário, é uma iniciativa do filho de Sirley, o artista Eduardo Amaro. "Será um momento de gratidão e alegria, para manter o legado, a lembrança da griô", comenta o organizador. A concentração ocorrerá no final da linha do Interbairros, na rua Ernani Osmar Blass.

Amaro explica que o cortejo tem um trajeto determinado, onde serão feitas três paradas para reflexão, uma delas em frente ao prédio em que ela morava, na quadra Dois. Sirley morou na Cohab Lindoia por 34 anos e por lá ajudou a realizar cortejos semelhantes a esse, em celebração do Dia do Patrimônio, relembra o pesquisador Felipe Martins, que acompanhou a caminhada griô de Sirley, desde a sua graduação até o doutorado.

"Continuar a lembrar e fazer presente a Mestra em atividades como essa, seja em datas especiais como seu aniversário, ou mesmo cotidianamente, sempre vai ser uma forma de prestar homenagens ao legado desse importante ícone do imaginário cultural da cidade de Pelotas", diz Martins.

O convite, segundo Amaro, é para que as pessoas levem instrumentos musicais e muita animação. O artista e ativista cultural também espera que representantes de entidades carnavalescas estejam presentes no evento, porque Sirley amava a folia carnavalesca e em especial a escola de samba Estação Primeira do Areal. "Blocos, cordões, quem quiser levar o seu pavilhão, a sua bandeira. O cortejo abre com um estandarte que era dela, depois com o estandarte do patrimônio. Que as pessoas se sintam à vontade para irem com roupas bem coloridas, porque a dona Sirley era isso: cor, vida, alegria, alto astral",

A ideia é que este seja o primeiro de outros eventos na mesma data, sempre associando a memória de Sirley com a cultura popular. "É uma sementinha de um evento anual, quem sabe no futuro conseguimos aprovar um projeto e trazer griôs de outros lugares.", fala Amaro.

A homenagem é também para quem não pôde se despedir dela, que morreu em 28 de outubro de 2020, em plena pandemia. "Muitos que não puderam ir naquela cerimônia, podem participar agora. Podem levar flores, o que quiserem para lembrar ela."

Participações especiais
O evento ainda terá participações especiais dos músicos Choco e Mapa do Trombone, além das cantoras Xana Gallo e Karen Alves. "É uma batucada, um cortejo com samba de raiz, mas não é um Carnaval, é uma celebração, mas vai ter as cores do Carnaval."

Serviço
O quê: Cortejo cultural Legado e Memória - 89 anos da mestra griô Sirley Amaro
Quando: sexta-feira (12), das 18h às 19h30min
Onde: Cohab Lindoia
Apoio: Secretarias de Cultura, de Transporte e Trânsito e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, da Liga de Blocos e Cordões de Pelotas, Fátima Prates Nogueira, Geração Cel

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O colorido das telas e as técnicas se destacam em Complementares Anterior

O colorido das telas e as técnicas se destacam em Complementares

Companhia de dança afro abre campanha de financiamento coletivo Próximo

Companhia de dança afro abre campanha de financiamento coletivo

Deixe seu comentário