Formação

Dança, yoga e Pilates juntos para fomentar a arte

Espaço de Terapias Corporais Claudia Weingartner começa projeto gratuito para professores e artistas cênicos neste final de semana

Foto: Divulgação - DP - Com mais de 15 anos de atuação a direção da casa tem procurado ampliar as ações de estímulo à cultura local

O Espaço de Terapias Corporais Claudia Weingartner está com inscrições abertas para o projeto Danças, Yoga e Pilates de mãos dadas: em busca de uma formação complementar para professores e artistas cênicos. O projeto oferecerá aulas gratuitas nas modalidades de Yoga, Pilates, Samba e Danças de Matrizes Africanas ao público durante oito sábados a partir deste final de semana.

O projeto, com financiamento do Procultura Municipal, tem como instrutores: Claudia Weingartner, na Yoga; Anne Paulsen, no Pilates; Bruno Blois Nunes, nas aulas de samba, e Daniel Amaro, nas danças de matrizes africanas. São dez vagas por aula, nas danças de matrizes africanas, no samba e na Yoga, para o Pilates são oito vagas por encontro. “Vamos fazer dois finais de semana em cada mês, totalizando oito aulas”, explica Nunes.

O interessado pode escolher fazer as quatro modalidades no mesmo dia ou a mesma modalidade em todos as vezes em que ela for oferecida ou, ainda, nas datas em que escolher. Neste mês os encontros ocorrerão, neste sábado, dia 5, e depois no dia 19. Nos próximos meses as aulas serão nos dias: 16 e 30 de setembro; 21 e 29 de outubro e 11 e 25 de novembro.

Os encontros começam sempre às 8h, com aulas de aproximadamente 50 minutos, encerrando as atividades, por volta das 12h. “O projeto é aberto a todo o público, mas estamos tentando incentivar que artistas cênicos e professores da rede municipal de ensino façam essas atividades como uma forma de formação complementar, por isso escolhemos sábados pela manhã”, comenta o instrutor Nunes.

A proprietária do espaço, a professora Cláudia Weingartner, conta que desde a pandemia a casa está mais aberta para diferentes propostas, aliadas a uma vocação do local para a arte e a cultura, o que tem sido fomentado há alguns anos. Especialmente a partir da atuação do Daniel Amaro e o Bruno Nunes, que passaram a levar para o espaço um público dedicado à arte e que busca complementar conhecimentos. “Percebemos que muitos precisavam de uma organização física e emocional e a gente viu que o Pilates e a prática de Yoga entraram para suprir esse processo de harmonização e principalmente de assistência e revelação, num processo de autoconhecimento relacionado à parte respiratória, mais afinada com os seus processos profissionais, como um reconhecimento do próprio corpo como condutor de cultura e arte”, diz Cláudia.

O coreógrafo e bailarino Daniel Amaro fala que o projeto nasceu a partir da necessidade dos professores do espaço de fazer um projeto que abrangesse o público das artes cênicas. “A gente entende que estas quatro modalidades completam a formação de um artista, seja ele profissional ou amador”, comenta.

Amaro, por exemplo, vai apresentar aos alunos aulas com alongamento, aquecimento, teoria e prática da dança afro. Durante os encontros, o coreógrafo vai apresentar cinco diferentes estilos da modalidade: de Benin, Senegal, Guiné Bissau, Brasileira e contemporânea. “É para quem quer se capacitar ou usar essa ferramenta de dança afro como técnica de preparação física da sua performance em cena, além de conhecer a cultura afro. Todas as pessoas que passarem por essa formação poderão ter uma continuidade dentro da casa, que já oferece algumas dessas modalidades há mais de 15 anos.”

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fórum Permanente de Cultura quer prioridade no pagamento do ProCultura Anterior

Fórum Permanente de Cultura quer prioridade no pagamento do ProCultura

Teoria e prática para salvar acervo histórico do Rio Grande do Sul Próximo

Teoria e prática para salvar acervo histórico do Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário