Cultura afro

Daniel Amaro organiza curso de verão e workshop

Cia de Dança Afro do coreógrafo estará em Rio Grande dias 18 e 19 deste mês e em Pelotas no dia 20

Foto: Tadei Vilani - especial - DP - Espetáculo A dança dos Orixás foi apresentado em solo rio-grandino no mês de novembro

A Cia. de Dança Afro Daniel Amaro soube ocupar a agenda da temporada 2022, que marcou a retomada de atividades presenciais. Em 2023 a intenção é repetir o feito do ano passado, quando foram contabilizados 41 eventos entre palestras, aulas, oficinas e espetáculos. Neste mês estão agendados curso de verão em Rio Grande, dias 18 e 19, e, em Pelotas, workshop de Dança de Matriz Africana no dia 20, em frente ao Theatro Guarany, Centro Histórico do Município.

A agenda em Rio Grande inaugura a temporada da Companhia neste ano e marca o retorno à cidade após dois meses, quando, em novembro do ano passado, o elenco apresentou o espetáculo A dança dos Orixás em celebração à Semana Nacional da Consciência Negra. O curso de verão de Dança de Matriz Africana ministrado pelo coreógrafo terá por local o Espaço Cura Elementar, avenida Engenheira Maria Lúcia Balbela Chiesa, 6.661, km 3 da estrada que liga Rio Grande ao Balneário Cassino. As inscrições já estão abertas via link bit.ly/inscricao-d-amaro a um investimento de R$ 150 - pagamento viapix (53) 98428-7126.

Conforme Daniel Amaro, neste curso de verão a proposta é realizar uma oficina que segue a linha de trabalho adotada na Cia., que compreende a dança de matriz africana como estudo técnico e de pesquisa a partir de cinco linhas diferentes: a dança Afro-brasileira, dança originária de Benin, dança de Guiné Bissau, do Senegal e dança afro contemporânea. Nos encontros, especificamente, serão trabalhadas a dança afro-brasileira (dança dos Orixás) e dança afro de Benin.

“Tendo como foco o estudo da fusão das quatro técnicas, vamos propor aos participantes o reencontro com seu próprio conhecimento corporal por meio de exercícios de respiração, alongamentos e sequências de movimentos específicos, bem como espaço para criação e improvisação”, afirma.

Em frente ao Guarany
De volta a Pelotas, dia 20, o coreógrafo retoma temporada de atividades em frente ao Theatro Guarany, como em janeiro passado, nos fins de tarde. A partir das 18h30min, Daniel Amaro ministra workshop de Dança de Matriz Africana. As inscrições também já estão abertas a uma taxa de R$ 30. Mais informações pelo whatsApp (53) 98428-7126. ​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas receberá professores reconhecidos mundialmente para o Festival Sesc de Música Anterior

Pelotas receberá professores reconhecidos mundialmente para o Festival Sesc de Música

Próximo

Secult faz seleção pública para o Festival de Verão 2023

Deixe seu comentário