Evento

Espaço cultural de Morro Redondo abre o ano com samba

Evento da Waltzer Musik ocorrerá amanhã e com estreia do grupo Zambabem Trio

Divulgação - DP - João Nepomuceno e Sabrina Waltzer repetem parceria

A multicultural alma brasileira dá vida também ao Waltzer Musik. Mesmo que no espaço cultural capitaneado pela cantora, compositora e professora Sabrina Waltzer se cultue as raízes alemãs através da música, a ânima plural da morro-redondense não deixa de lado outros estilos que fazem a alegria do público. É nesse ritmo que nasce a 1ª Roda de Samba do local, evento que ocorrerá neste sábado (7), às 20h, com a estreia do Zambabem Trio, além de convidados. O couvert é R$10,00 e as reservas de mesas podem ser feitas pelo WhatsApp (53) 98126-1817.

No primeiro evento do ano do Waltzer Musik, Sabrina aposta em um sonho antigo, realizar uma roda de samba, bem no estilo que o berço deste gênero musical, o Rio de Janeiro, exportou para todo o país e para o mundo, com os músicos e quem mais se animar em volta de uma mesa tocando, cantando e compartilhando o amor pela arte. “É a primeira de Morro Redondo, fazem eventos de pagode, mas de samba não”, explica. 

A vontade antiga só se concretiza agora também por estímulo do amigo João Nepomuceno, guitarrista e violonista, de São Paulo, que está de férias no Sul do Brasil e viaja rumo ao Chile, nos próximos dias. Sabrina e Nepomuceno se conheceram quando ambos atuavam como professores do Conservatório Musical Beethoven, em São Paulo, entre 2000 e 2011. Na época eles formavam um grupo que tocava samba, bossa nova, jazz e até samba rock. 

Com a visita do amigo a dupla programou fazer um som no Morro Redondo, o que foi se encaminhando para a realização da roda de samba, conta a artista. Fazia mais de dez anos que os dois não tocavam juntos. “João é um grande instrumentista e arranjador”, elogia.

Voz, violão e percussão

Para formar o Zambabem Trio, Sabrina convidou o percussionista de Pelotas Everton Maciel. A abertura será feita pelo trio estreante com Sabrina no vocal, Nepomuceno na guitarra semiacústica e Maciel na percussão. “Depois vamos fazer uma roda de samba com convidados, principalmente com o pessoal do bloco carnavalesco Vaquinha Tiririca, que é o nosso bloco aqui do Morro Redondo, que vai desfilar esse ano, de forma singela, mas com muita alegria e gentileza”, antecipa a artista.

Sabrina afirma que, apesar da tradição das bandinhas que resgatam um estilo musical de origem alemão ser uma característica da cidade, os morro-redondenses gostam de samba. Mesmo sendo apreciado, o gênero tipicamente brasileiro fica mais em alta mesmo no Carnaval. “Aí o pessoal curte mais, no bloco a gente se junta, vem um samba de roda, umas marchinhas, um pagode de vez em quando, umas adaptações com umas músicas antigas”, diz.

No repertório do trio estarão composições interpretadas por Alice, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Ivone Lara, entre outras, além de algumas canções que integram o repertório do bloco. “É um projeto que está nascendo e eu quero fazer mais vezes ao longo do ano, porque samba é muito bom, faz as pessoas felizes”, diz a cantora, que pretende levar, por exemplo, o grupo pelotense Renascença para uma exibição por lá. “Quero fazer intercâmbios e na verdade esse primeiro é um intercâmbio com a presença do João.”

A ação ainda vai servir de estímulo para a produção do desfile da Vaquinha Tiririca. “O evento vem trazer a alegria do samba, entusiasmar e estimular a volta do desfile do bloco. Com essa oportunidade a gente já vai articular o nosso desfile e isso é muito bacana. Tem que ter a integração do pessoal através da música, é um aspecto também de musicalização.” Para acompanhar a música, o espaço vai comercializar espetinhos, cerveja e chopp.


Serviço

O quê: 1ª Roda de Samba do espaço Waltzer Musik

Quando: sábado (7), a partir das 20h

Onde: avenida Jacarandá, 43, Morro Redondo

Couvert: R$10,00

Reservas: WhatsApp (53)98126-1817


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sesc divulga datas das retiradas dos ingressos para o Guarany e para o Sicredi Anterior

Sesc divulga datas das retiradas dos ingressos para o Guarany e para o Sicredi

Desfile de Blocos de Rua acontece entre 4 e 21 de fevereiro Próximo

Desfile de Blocos de Rua acontece entre 4 e 21 de fevereiro

Deixe seu comentário