Oportunidade

Evento deste final de semana tem foco na formação de professores

Coletivo de Danças Negras realiza a partir de quinta-feira (28) até sábado (30) a segunda fase da Semana de Dança Afro-brasileira

Foto: Marco Antonio Perna - João Carlos Ramos, além de ministrar oficina, traz espetáculo a Pelotas

Com foco na formação para professores da rede pública de ensino, ocorrerá nesta quinta (28) e sexta-feira (29), no Centro de Artes da UFPel, a segunda etapa da 2ª Semana de Dança Afro-brasileira de Pelotas. A atividade, realizada pelo Coletivo de Danças Negras de Pelotas, também levará ao público em geral a 2ª Mostra de Danças Negras, no sábado, a partir das 19h, no Clube Cultural Chove Não Molha, rua Benjamin Constant, 2.118. Ambas atividades têm entrada franca.

A primeira etapa do evento foi realizada em agosto do ano passado, seguindo a celebração do Dia Municipal da Dança Afro-Brasileira, de acordo com a Lei 7.059, instituída em 29 de março de 2022, por meio de proposição da vereadora Fernanda Miranda (PSOL). A formação é direcionada para os professores vinculados à rede municipal de Pelotas e estudantes do Curso Normal - Habilitação Anos Iniciais e Educação Infantil do Colégio Municipal Pelotense, Instituto Estadual de Educação Assis Brasil e graduandos/as do Curso de Dança Licenciatura.

As oficinas ocorrerão no Centro de Artes da UFPel, rua Álvaro Chaves 62, com credenciamento a partir das 8h. Às 8h40min se inicia a mesa de abertura, sob o tema Entrelaçando as Leis 10.639/2003 e Lei 7.059/2022, com as professoras Maritza Flores, especialista, Juliana Coelho e Manoel Timbaí, doutorando. Na sexta-feira a única oficina do dia, intitulada Samba-dança, ocorrerá no Clube Cultural Chove Não Molha, às 19h , sob o comando do professor João Carlos Ramos, da Cia Aérea de Dança, do Rio de Janeiro. Para esta atividade foram disponibilizadas 50 vagas.

Para o coreógrafo Daniel Amaro este evento é um marco para a dança afro em Pelotas. “Eu que trabalho há muito tempo com isso, vi muitas políticas públicas voltadas para as danças eruditas e a dança negra entrava sempre em terceiro plano, hoje nós temos uma lei (Dia Municipal da Dança Afro-brasileira) e uma emenda que sustenta a realização de eventos como este”, comenta.

Mostra de dança

No sábado, a 2ª Mostra de Danças Negras, começa às 19h, também o Chove Não Molha, com abertura da performance Nexo, da Cia Aérea de Dança. Nesta proposta a Companhia faz uma leitura de símbolos, gestos e sentidos presentes no universo íntimo das relações, cujas coreografias criadas por João Carlos Ramos refletem a pesquisa deste dançarino durante a sua trajetória artística.

Na sequência os grupos de Pelotas fazem apresentações de coreografias. Participam: Povo que Ginga; Cia Eclipse; Centro Odara; Tropa Da Dança; Abambaé; Trem do Sul; Cia. de Dança Afro Daniel Amaro; AfroPel; Olodumare; Coletivo de Dança de Pelotas e Kibandaço. O encerramento do evento será com música, primeiro sob o comando das Djs Vânia e Vanessa e depois com o Pagode na Calçada.

Serão distribuídos os ingressos na bilheteria do Chove Não Molha, na sexta-feira das 9h às 13h e no sábado, das 9h às 13h. Caso sobrem ingressos, os mesmos estarão à disposição do público na portaria do Clube uma hora antes do começo das apresentações e anunciados nas redes sociais pelo @coletivodedancasnegras.pel. Interessados podem pegar somente um ingresso por RG, mediante apresentação do documento.

Homenagem a Mercedes Baptista

O Coletivo de Danças Negras de Pelotas nasceu durante a pandemia, mas foi em 2021, acompanhando as celebrações de 18 de agosto, até então Dia Municipal da Dança Afro-brasileira em Porto Alegre, que o movimento levou para para a Câmara de Vereadores de Pelotas o desejo de obter o mesmo reconhecimento no município. Na época foi realizada uma audiência pública chamada pela Comissão Frente Parlamentar da Cultura Tradicional e Manifestações Populares, sob a presidência do vereador Paulo Coitinho (Cidadania), com a vereadora Fernanda Miranda (PSOL).

O dia 18 de agosto foi escolhido para homenagear a trajetória de vida da artista carioca Mercedes Baptista, importante dançarina negra brasileira. Ela é considerada a precursora na criação de uma metodologia de ensino e criação em Dança Afro-brasileira.

No ano passado, o Coletivo construiu a 1ª Semana da Dança Afro-Brasileira. Em 2023 o evento ganhou recursos, através de Emenda Impositiva Coletiva, por meio dos vereadores Paulo Coitinho, Fernanda Miranda Miriam Marroni (PT) e Carla Cassais (PT). O Coletivo de Danças Negras é composto pelos grupos e companhias: Povo que Ginga, Cia Eclipse, Odara, Cia de Dança Afro Daniel Amaro, AfroPel, Coletivo de Danças de Pelotas, Trem Do Sul , Studio de Dança Naiane Ribeiro e Grupo Renovação.

Programação 

Formação Pedagógica

Quinta-feira (28)

Onde: Centro de Artes, rua Álvaro Chaves, 62
8h às 8h30min - Credenciamento
8h40min - Mesa de abertura - Entrelaçando as Leis 10.639/2003 e Lei 7.059/2022 - com os professores Maritza Flores, Juliana Coelho, Manoel Timbaí.
10h às 11h30min - Construção de projetos artísticos - Produtora Cultural Virginia Oliveira Borges
14h às 20h - Aulas-Vivências

Capoeira - Conhecendo a Capoeira Angola - professor Cristiano Mattos da Cunha - (Cabeleira)

Danças Urbanas- Oficina de Hip Hop Dance - professora Francine Lemos
15h às 15h30min - Intervalo
15h30min às 16h30min - Capoeira- Conhecendo a Capoeira Angola. - professor Cristiano Mattos da Cunha - (Cabeleira)

Danças Urbanas - Oficina de Hip Hop Dance - professoraFrancine Lemos
17h às 18h - Dança Afro- Pedagogia Odara: Produção de força vital na educação antirracista. Professor doutorando C.A/UFPel Manoel Timbaí
18h às 18h30min - Intervalo
18h30min às 20h - Construção de imagem, cultura e memória: possibilidades e figurinos em uma afroperspectiva - professora Ludmila Coutinho.

Sexta-feira (29) 

Onde: Clube Cultural Chove Não Molha, rua Benjamin Constant, 2.118
19h - Oficina samba-dança - professor João Carlos Ramos - Rio de Janeiro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pesquisador propõe uma viagem pelo universo do samba Anterior

Pesquisador propõe uma viagem pelo universo do samba

Coletivo de escritores lança livro de histórias para crianças Próximo

Coletivo de escritores lança livro de histórias para crianças

Deixe seu comentário