Música

Músico de Pelotas vai integrar elenco do maior festival de bateria de Portugal

Gabriel Faro foi convidado para representar a marca espanhola Varus, no evento que vai ocorrer no final de outubro

Divulgação - DP - Pelotense está em Portugal cursando o mestrado em Design de Som

O baterista pelotense Gabriel Faro mudou-se para a cidade do Porto, em Portugal, há apenas um mês, tempo suficiente para começar a colher os frutos do trabalho de um intenso dedicado à música. Um destes "prêmios" foi ter sido convidado pela Varus, conhecida pela fabricação de baterias, para representar a marca no Porto Drum Show, que acontecerá entre os dias 28 e 29 deste mês.

Graduado em Composição Musical, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Faro está cursando o mestrado em Design de Som, pela Universidade Católica Portuguesa, no Porto. "Eu sempre atuei mais como músico de estúdio para gravações e também dava aulas", conta o músico, que tocou por bastante tempo na banda de pop rock The Woods e no Quinteto Maga, de jazz.

Experiência que ele compartilha com os 100 mil seguidores do Instagram (@gabrielfaromusic), motivo pelo qual a espanhola Varus ficou interessada em patrocinar o pelotense. A mesma empresa o convidou para participar do maior festival de bateria de Portugal, o Porto Drum Show. "Quando eu anunciei que iria para Portugal a marca me procurou para me patrocinar aqui. É em nome da Varus que eu estou indo tocar nesse festival", conta.

O baterista irá tocar às 11h15min da manhã do dia 29. Para a apresentação ele está preparando um repertório com composições próprias. Faro está feliz pela oportunidade não só por poder mostrar o trabalho autoral, mas também por poder prestigiar a apresentação de músicos que influenciam sua carreira. "Vai ser bem interessante estar tocando no mesmo evento que ídolos meus também vão tocar", fala.

Valorização do autoral
Além deste show, o músico ministrou um workshop lá em Santa Maria da Feira, ainda em setembro, e em novembro fará uma outra apresentação solo em uma academia local. Para o baterista o mais interessante é que tem sido estimulado a apresentar sua produção autoral. "Eles gostam muito do diferente, prezam por descobrir artistas novos, apreciar a arte", fala.

Faro não gosta de ser definido por um único estilo. "Hoje em dia não consigo me identificar com um estilo. O Gabriel Faro faz música através da bateria", diz. Apesar de estar aberto para todas as correntes musicais, o baterista conta que quando compõe a maioria das obras pode ser classificada como um jazz contemporâneo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Guido CNR celebra 25 anos de carreira com show no Theatro Guarany Anterior

Guido CNR celebra 25 anos de carreira com show no Theatro Guarany

Secult inscreve para Conferência Municipal de Cultura até as 23h59min desta quarta-feira (18) Próximo

Secult inscreve para Conferência Municipal de Cultura até as 23h59min desta quarta-feira (18)

Deixe seu comentário