Exposição

Uma lupa bem-humorada sobre o rebanho

Na mostra aVacalharte, Zeca Nogueira vasculha e reflete sobre a condição humana atual no país

Carlos Queiroz - DP - Série Bolhas deu início à proposta que resulta na exposição

Um objeto lúdico em forma de vaca nas mãos do artista visual Zeca Nogueira deu início a uma série de propostas artísticas que expressam com fina ironia e, por vezes, um humor escrachado a realidade social e política do Brasil dos últimos anos. O resultado pode ser visto em aVacalharte, que o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, da Universidade Federal de Pelotas (Malg/UFPel) apresenta até fevereiro, uma extensa e surpreendente exposição carregada de metáforas e simbolismos e que estimula o observador a refletir sobre as diferentes temáticas apresentadas.

Nogueira, que também é professor da área de desenho da UFPel, conta que a exposição começou a nascer em setembro de 2019, quando foi convidado pelos professores Francisca Michelon e Fernando Igansi, para participar do Arte na Rural, na qual eram curadores. Esta mostra anual é promovida pela Associação Rural de Pelotas.

Foi então que surgiu a temática da "vaquinha", como explica o artista. "São aqueles brinquedinhos plásticos, que eu pintei e interferi. Eu procurei nessas lojas de brinquedos baratos e acabei por duas vezes com o estoque da loja", diverte-se. Ao longo dos últimos pouco mais de dois anos Nogueira foi puxando outras pontas da mesma narrativa.

"A exposição de Zeca Nogueira, em 2019, não sabia o que viria nos dois anos seguintes. Mas anteviu. E continou, desdobrou-se, multiplicou-se e fez de uma única e incansável figura o mot de um discurso reiterativo, às vezes direto. Um discurso que também é uma brincadeira de palavras, figuras e cores primárias (como podem ser primários os mais perversos intuitos e ações dos 'tristes tiranos') que com um humor irônico ou uma ironia humorada suprime qualquer dúvida sobre o que se está vendo", escreveu a professora Francisca Michelon, na apresentação da obra.

O início de tudo

Com o objetivo de produzir obras tridimensionais surgiu a série Bolhas, inicialmente com quatro globos de vidro, posteriormente foram acrescentados mais três temas. Os "aquários" foram instalados sobre base de madeira, nos quais as vacas são as estrelas das propostas.

Nessas esculturas as vaquinhas aparecem nas cores da bandeira brasileira. Nogueira lembra que a proposta vem da expressão "bolha social", mostrando cada um na sua bolha. Somente uma delas é plana, em Terra Plana, para contemplar aqueles que acreditam que a terra tem o mesmo formato. "Fui fazendo e me divertindo ao mesmo tempo. Claro que a vaquinha é um brinquedo e isso também gerou uma brincadeira com as palavras, com os fatos, trazendo uma visão crítica, mas bem-humorada sobre várias coisas que foram acontecendo nesse período e outras temáticas que são mais abrangentes", explica o artista.

Sobre esta obra especificamente, Fernando Igansi escreveu na apresentação da mostra: "Insana Terra Plana, consequência de um sujeito sem memória e sem história, evidencia a ignorância replicada em modelos assumidos sem qualquer crítica, resultado dos atos desprovidos de qualquer questionamento lúcido".

Sequência natural

A sequência foi surgindo naturalmente, quando o artista começou a vislumbrar novos desdobramentos sobre o tema. "Comecei a ver outras possibilidades de execução. O trabalho, pelo próprio processo de execução dele, foi gerando outras obras", diz. Segundo o artista, é preciso ficar atento até aos erros, que podem resultar em acertos para a obra seguinte.

Por exemplo, ao pintar as vaquinhas para Bolhas ficaram silhuetas dos pequenos animais de plástico sobre o papel, vestígios que deram origem a outra das mais de 15 séries apresentadas no Malg. "O primeiro trabalho de desenho que surgiu no plano bidimencional foram o resultado dos Nós e eles (da série Bolhas) em que eu precisava pintar umas vaquinhas de preto, como sobraram essas silhuetas fiz a série Queimadas e daí fui adiante com essa experiência", relembra.

O período da pandemia com todos os seus desafios foi propício para que outras reflexões fossem feitas com essa "vida de gado". A própria queimadas se insere em um período em que a Mata Atlântica e a Amazônia sofriam com as queimadas.

O assunto ecologia é ainda aproveitados em outras séries, como Geografia nacional e Desordem em progresso. Obras realizadas com diferentes técnicas, como fotografia, tinta spray, pastel seco e assemblagem, entre outras que surgem em imagens digitais impressas sobre tela e papel fotográfico. "Eu trabalho muito com o desenho, mas nessas séries o desenho está por trás da produção do trabalho, a concepção é com desenho, mas a execução é bem variada", comenta Nogueira.

A obra mais recente do artista foi feita próximo da data de abertura da exposição, em homenagem ao polêmico bife com ouro servido aos atletas brasileiros durante a Copa do Quatar. A escultura que traz uma vaquinha entre duas metades de vacas douradas se chama Eu também imito Jeff Koons. "Não podia deixar escapar essa aí, então eu fiz um trabalho em homenagem ao Jeff Koons, que o Museu recebeu, que é um prato com um cachorrinho. Fiz essa versão do prato com as vaquinhas", revela.

O comportamento social, as relações interpessoais e a dificuldade de comunicação entre os seres, como na série Grandes encontros. "Pegando os encontros dos diferentes, o que é comum entre as pessoas e forma outra coisa totalmente diferentes", fala. A economia e as questões ideológicas partidárias também foram observadas pelo artista, sempre com ironia desconcertante. "Fui entrando em vários temas, a vaquinha começou a puxar."

A maior obra da exposição é um painel em forma de triângulo em grandes dimensões, que convida o observador a mergulhar na proposta. "É uma ideia de imersão no espaço, jogando com a inversão da imagem que mexe com a relação de figura e fundo", explica o autor.

Visitação

A exposição poderá ser visitada até 21 de fevereiro, de terça-feira a sábado, das 12h30min às 18h30min _ com último acesso às 18h _ no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, na praça Sete de Julho, 180. De acordo com determinação da UFPel, é obrigatório o uso de máscaras.

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