Formação

VSQ retoma atividades e oferece cursos na área de teatro

Companhia vai disponibilizar ao público cinco oportunidades para aprofundar conhecimentos na área

Foto: Divulgação - Com dez anos de trabalho, a Você Sabe Quem apresenta diferentes atividades no próprio Centro Cênico desde maio do ano passado

A Você Sabe Quem Cia. de Teatro retoma as atividades de formação e qualificação na área das artes cênicas na próxima semana, as vagas são para adultos e crianças. Das cinco modalidades oferecidas, quatro delas serão desenvolvidas na sede da companhia e uma na Bibliotheca Pública Pelotense. “Permanecemos com essa parceria de dez anos, porque entende a importância da Bibliotheca como um espaço cultural de Pelotas e que tem sido essencial para a gente se manter. Foi o nosso primeiro curso e é o carro-chefe”, comenta o ator, professor e diretor Diego Carvalho, um dos fundadores do grupo.

Será realizado na BPP, aos sábados, a partir do dia 16 deste mês, o curso teórico/prático de Linguagens Teatrais, das 14h às 17h. A proposta é apresentar ao longo do ano as linguagens, metodologias e técnicas utilizadas pelo teatro. A proposta culmina com a apresentação de um espetáculo. “A gente experimenta iluminação, figurino, é um curso muito mais prático, da vivência do teatro”, comenta a atriz e professora Aline Cotrim, uma das integrantes da companhia.

Carvalho acrescenta que os alunos passam por uma introdução de improvisação e expressão corporal. “Eles experimentam o que é o teatro do Absurdo, teoria e prática, por exemplo. A linguagem do Clown, a dramaturgia e como é escrever um texto para teatro. Metade do nosso grupo é oriundo deste curso”, diz o ator. “E a cada ano a gente experimenta linguagens novas”, fala Aline.

Outras oportunidades

No VSQ Centro Cênico Cultural, na rua Dom Pedro II, 458, vão ser desenvolvidos os cursos de: Montagem Teatral, segunda e quartas-feiras, das 19h às 21h; Teatro para Crianças (de sete a 12 anos), terças-feiras, das 18h30min às 20h30min; Oficina de Teatro, nas quintas-feiras, das 19h às 21h, e Teatro e Voz, uma novidade que ocorrerá aos sábados, das 9h às 11h. “De segunda a quinta vai ter sempre uma oficina acontecendo na casa para que as pessoas possam, de alguma forma, conhecer e se aprofundar em teatro, a partir dos sete anos”, diz o ator.

Diferentemente das demais atividades, o curso Montagem Teatral é focado em interpretação e na montagem de espetáculos. “Esta oficina é para quem já teve experiência com o teatro, para quem quer montar um espetáculo”, comenta Aline. Quem ministra é o ator, diretor e dramaturgo Thalles Echeverry, formado em Licenciatura pela UFPel e especialista em Artes. Informações e inscrições pelo e-mail [email protected].

Centro Cênico

Em maio do ano passado a companhia abriu, depois de dez anos de atividades, o seu próprio espaço. “Foi algo que a gente queria, mas não sabia se iria funcionar na prática. Foram surgindo eventos e pessoas solicitando datas, Tivemos um evento de música e outras companhias se apresentaram lá. É muito legal ver que um espaço que a gente idealizou conseguiu ser mais do que imaginávamos”, comenta.

“A gente reconhece que a cidade de Pelotas vem acreditando muito na cultura, nesse trabalho que a gente vem fazendo. Desde maio o pessoal foi acreditando e comprando a ideia desse espaço cultural”, fala Diego Carvalho. Os atores dizem que entendem essa necessidade de se ter um local propício para um mergulho nessa experiência cênica. “A ideia é que as pessoas conheçam o espaço, façam as oficinas e voltem a frequentar o teatro. A intenção não é só formar atores, mas também pessoas que consumam e queiram viver a arte e a cultura. Pessoas que entendem a importância da arte na sua vida e na sociedade”, diz o ator.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nova diretora do Malg está focada em formar público para as artes Anterior

Nova diretora do Malg está focada em formar público para as artes

Curta metragem“O sol vai voltar amanhã” estreia na mostra OtroPorto-UFPel Próximo

Curta metragem“O sol vai voltar amanhã” estreia na mostra OtroPorto-UFPel

Deixe seu comentário