Por Maria da Graça Marques
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A promoção das lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos já é tradicional logo após o início do novo ano e, por elas, muitos consumidores esperam, deixando as compras de produtos destes dois ramos - e também de móveis - para os primeiros dias de janeiro, principalmente a primeira semana do mês.
Os gerentes e vendedores preparam as lojas para receber os clientes nos dias em que farão as liquidações, com descontos de até 80%. Na primeira delas, que começou ainda nesta quinta (5) a sua Liquidação Bombástica, o movimento de clientes cresceu à tarde, com muitos consumidores pesquisando preços, mas também comprando.
Segundo o gerente Fernando de Souza, muitos clientes esperam pela liquidação de início de ano, fazendo com que dezembro não seja mais o melhor mês de vendas para este segmento. Eles aproveitam a Black Friday e depois esperam pela virada do ano para novas compras.
A prova disso, segundo Souza, é que as vendas de novembro foram melhores que as de dezembro. Na rede de filiais, o movimento começou igual ao do no passado, com expectativa de fechar em mais 10%.
Hoje, o cenário das liquidações no Calçadão, onde estão localizadas a maioria das filiais das redes, mudou, lembra a auxiliar de vendas Sílvia Galho. Atualmente, com o avanço das vendas online, as longas filas que chegavam a se misturar deixaram de existir.
Segundo Souza, apenas 20% das vendas se concretizam dentro da loja física. O restante fica mesmo com a modalidade online. Em alguns casos, explica que o atendimento na loja acaba conquistando o cliente que foi apenas conferir o produto para comprar na internet, mas finaliza a aquisição no próprio local.
Opinião semelhante tem a gerente Ceroni Speck, que preparava a loja localizada ao lado para abrir mais cedo nesta sexta, com preços especiais. Nesta quinta, o expediente foi encerrado antes do horário habitual. Mesmo assim, o fluxo de clientes já era grande. Desde segunda-feira, eles aproveitam preços diferenciados colocados em dez produtos diariamente, explica Celonir.
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