Cuidado
Como se proteger de golpes financeiros na folia
No período de Carnaval, é comum que furtos, golpes e fraudes aumentam
Foto: Volmer Perez - DP - Especialista alerta para os cuidados que precisam ser tomados ao efetuar pagamentos neste período de Carnaval
Milhões de brasileiros esperam ansiosamente pela folia do Carnaval. Muitos se preparam para viajar ou festejar, e o gerente de Prevenção a Fraudes do Sicoob, Dárcio Dias, alerta que é preciso manter a cautela para que esses momentos não se tornem uma dor de cabeça, pois furtos, golpes e fraudes aumentam no período. Veja suas dicas:
1 – Troca de cartões de crédito/débito. Um dos golpes mais praticados é a troca de cartão. O criminoso se passa por um vendedor comum e entrega a maquininha para o cliente digitar a senha. Aproveitando-se de um momento de distração do comprador, presta atenção no que é digitado. Ao finalizar a compra, o cartão é trocado pelo vendedor por um similar, mas a troca só é percebida posteriormente. “É preciso prestar muita atenção ao realizar os pagamentos, principalmente na rua. Além de ficar atento na devolução, confira se houve alguma cobrança extra pelo aplicativo da sua instituição financeira”, comenta.
2 – Atenção na maquininha. É necessário estar atento, também, à maquininha. Se ela apresentar o visor danificado ou se o vendedor não lhe mostrar o valor na tela, desconfie. “Nunca realize pagamentos sem ver o valor na tela, ainda mais se o seu cartão for contactless. Não o aproxime da maquininha se não tiver certeza”, informa. No caso de cartões que pagam por aproximação, outra orientação é protegê-los, deixando o limite baixo.
Lojista: Cuidado com sua maquininha. Mantenha o terminal perto do local do pagamento. Isso evita furtos ou trocas indevidas por terceiros. Se o comércio possuir diversas maquininhas de cartão, procure utilizar formas de identificá-las, evitando a perda dos equipamentos.
3 – Furto/roubo de celulares. Também é essencial ressaltar a importância do cuidado com furtos em meio a multidões. “Existem ferramentas que impossibilitam ou atrasam o acesso à sua conta. Você pode se proteger ativando configurações de segurança, como o duplo fator de autenticação, bloqueio de aplicativos por biometria e senhas”, diz. O especialista recomenda que o smartphone tenha o bloqueio de tela inicial com biometria facial/digital e o bloqueio automático de tela.
4 - Atenção com SMS, e-mail ou ligações. Não clique em links enviados por SMS ou e-mail, por mais que a mensagem seja alarmista. Desconfie de ligações vindas de “centrais de atendimento”. Os golpistas têm técnicas para se passarem por funcionários de instituições financeiras e querem coletar informações pessoais, como senhas, pelo telefone. Nunca forneça dados em ligações. Em caso de dúvidas, entre em contato com sua instituição financeira.
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