Fidelização

Dia do Cliente é lembrado pelo comércio de Pelotas?

Algumas lojas estão oferecendo descontos especiais, mas a maioria ainda não valoriza a data

Foto: Carlos Queiroz - DP - Os consumidores precisam ter o seu dia lembrado com destaque pelo comércio varejista

Comemorado nesta sexta-feira (15), o Dia do Cliente objetiva estimular as compras e movimentar o varejo. Com descontos, ofertas exclusivas ou brindes, a data atrai interessados em comprar de eletrodomésticos, roupas, sapatos a acessórios, entre outros itens. Mas em Pelotas a data é lembrada?

Diz o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Pelotas, Renzo Antonioli, que a data não é tão lembrada como deveria. Segundo o líder varejista, ela deveria ser considerada a mais importante para o varejo brasileiro. “Temos que criar o hábito que transforme a data em uma das mais importantes, com vantagens para os nossos clientes”, diz.

Nas vitrines, poucas lojas falam sobre a data desta sexta. Algumas anunciam promoções do mês do cliente, com descontos e parcelamentos especiais, principalmente aquelas filiais de redes. Outras programam ações para agradar aos clientes. A gerente Ana Bitencourt adianta que a loja de acessórios oferecerá um presente às clientes.

Loja próxima estendeu a promoção para todo o mês, mas oferecerá descontos especiais hoje em alguns produtos e os clientes da rede gaúcha de cosméticos concorrerão a sorteio no final do mês, a partir dos cupons fornecidos nas compras acima de R$ 150,00. Em outra loja, as clientes ganharão um cashback nas compras acima de R$ 400,00. Nas duas lojas, essas clientes serão recepcionadas hoje com chá e bombons.

Mas e os clientes sabem da data de hoje? “Não sabia”, exclama a professora Rita Neves, moradora na Guabiroba, que passeava no Calçadão da rua Andrade Neves ontem. A dona de casa Maria Odete Santos, do Areal, aproveitava a tarde ensolarada e também desconhecia a promoção anual. “Nem ouvi falar”, diz surpresa.

Há 20 anos, o Dia do Cliente foi criado para que as empresas homenageiem seus clientes, estreitando relacionamentos, atraindo novos consumidores e aumentando o fluxo de vendas. “O consumidor está cada vez mais exigente e atento às marcas que consome, escolhendo as que supram suas expectativas”, diz Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo.

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