Desenvolvimento

Novo MCMV traz ganhos a construtoras e mercado

Prefeitura de Pelotas já fez sua habilitação para atender à faixa 1 do Programa

Foto: Carlos Queiroz - Infocenter - DP - Avaliação é que toda a cadeia voltará a ser movimentada

Diretamente, ganham novo impulso as construtoras e o mercado imobiliário, mas também toda a cadeia produtiva envolvida com as moradias que serão comercializadas a partir do recomeço pela Caixa Econômica Federal das contratações de financiamentos através do Programa Minha Casa, Minha Vida, com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Para atender à faixa 1 do Programa a Prefeitura de Pelotas já fez sua habilitação, contou na sexta-feira (7) o secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal. Também já está escolhida a área a ser fornecida pela Prefeitura, localizada no bairro Três Vendas, com infraestrutura disponível. “Agora dependerá dos construtores”, diz Leal. Na segunda-feira, adiantou, haverá reunião com representantes do Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário(Sinduscon) de Pelotas e Região. Na cidade, o déficit habitacional é estimado em 15 mil unidades.

Para o mercado imobiliário, segundo o presidente do Secovi Zona Sul - Sindicato da Habitação, Sérgio Cogoy, traz um movimento positivo para as imobiliárias que trabalham com as faixas 2 e 3, como reflexos dos negócios que são feitos na faixa 1. “É a troca de imóveis que acaba ocorrendo”, lembra. “Toda entrada de crédito movimenta o mercado”, completa.

Em razão dos subsídios, a comercialização dos imóveis novos predomina , concorda o conselheiro do Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Rio Grande, Ricardo Michelon, que constrói pelo Minha Casa, Minha Vida em Pelotas e outros municípios. Sua construtora já está cadastrada junto a algumas prefeituras, mas alerta que, para viabilizar os projetos a serem executados, as áreas oferecidas precisam estar regularizadas - caso contrário, a Caixa não aprova a construção. Em Pelotas ainda é aguardada nova lei de incentivo à moradia popular para substituir a que perdeu a vigência.

Para conhecer as linhas de financiamento habitacional, fazer simulações da melhor opção e obter informações sobre comparativo de taxas, os clientes podem acessar o site do banco ou o Aplicativo Habitação Caixa, disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOS.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sebrae abre inscrições para programa gratuito Anterior

Sebrae abre inscrições para programa gratuito

Caixa renegocia R$ 51 milhões em dívidas em 3 dias do Desenrola Brasil Próximo

Caixa renegocia R$ 51 milhões em dívidas em 3 dias do Desenrola Brasil

Deixe seu comentário