Data

Procon Pelotas prepara atendimentos para Semana do Consumidor

Instituição vê a necessidade de ampliação da educação financeira para população

Foto: Volmer Perez - DP - Procon terá atendimento especial na quinta e sexta-feira

Na Semana do Consumidor, cuja data principal é a sexta-feira, algumas ações estão em preparação pelo Procon Pelotas, adianta o coordenador executivo Enéias Clarindo, que vê a necessidade de ampliação da educação financeira para população, hoje já presente nas escolas públicas.

Sobre a programação para os próximos dias, o coordenador explica que ela ocorrerá na quinta e na sexta-feira, junto ao Calçadão da rua Andrade Neves. Na quinta, haverá uma ação de fiscalização sobre os direitos do consumidor junto aos lojistas.
Frisa Clarindo que o objetivo da ação de quinta-feira, pela manhã, não é fazer autuações, mas prestar orientações aos lojistas sobre o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Na sexta-feira, das 9h às 13h, a equipe do Procon Pelotas estará novamente no Calçadão da Andrade Neves, junto à esquina com a rua 7 de Setembro, para atendimento ao público consumidor. Na oportunidade, antecipa Clarindo, além de orientações, serão abertas reclamações dos consumidores e feitas consultas ao Serviço de Protençao ao Crédito (SPC).

Segundo o coordenador do Procon, os consumidores não são preparados para o exercício do consumo. “Muitos têm vergonha de pedir uma nota fiscal”, conta Clarindo, que está ultimando toda a infraestrutura para as ações de quinta e sexta-feira.

Essa desinformação dos consumidores é algo histórico, avalia Clarindo. Seria necessário ampliar a questão da educação financeira nas escolas, para a formação de consumidores mais conscientes de seus direitos e deveres. Nas escolas públicas, ela já começou a ser implantada, conta.

Sem conhecimento, muitos consumidores cobram direitos inexistentes. “A gente percebe isso”, diz o coordenador, com base no que ocorre diariamente na própria sede do Procon Pelotas, que funciona no largo de Portugal, em instalações da antiga Estação Ferroviária.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Renda habitual média dos brasileiros cresceu 3,1% de 2022 para 2023 Anterior

Renda habitual média dos brasileiros cresceu 3,1% de 2022 para 2023

Escola Sesi é reinaugurada Próximo

Escola Sesi é reinaugurada

Deixe seu comentário