Dados

Quedas de mais de 6% em custos de cesto e ração

A cebola, segundo o Procon Pelotas, teve novo aumento, mas os ovos baixaram de preço

Foto: Carlos Queiroz - DP - Cebola teve novo aumento, mas os ovos baixaram de preço

Tanto o cesto básico de 51 produtos como a ração essencial de 13 itens tiveram quedas médias de custos nos supermercados de Pelotas no mês de outubro, segundo o levantamento mensal realizado pelo Procon Pelotas. No cesto, a redução foi de 6,22% e na ração, de 6,11%.

Segundo os dados fornecidos, apesar da queda média no custo total do cesto, a cebola teve aumento médio de preços de 64,07% em outubro, depois de uma queda média de 32,9% em agosto - em setembro, o produto não apareceu entre aqueles com maiores quedas ou aumentos de preços.

Os ovos, que pesaram bastante no orçamento das famílias em meses anteriores, tiveram uma das maiores quedas de preços em outubro: de 31,88% nos de granja, de acordo com o levantamento feito pelo Serviço de Educação ao Consumidor do Procon Pelotas.

Com as quedas médias de preços em outubro, o cesto básico passou a custar R$ 1.056,05 no final do mês e a ração, R$ 516,39. Em uma retrospectiva dos últimos meses, é possível constatar queda de 4,83% no cesto básico em agosto e aumento de 5,5% na ração essencial. Em setembro, houve quedas no cesto de 4% e na ração de 6,11%.

Principais variações

Aumentos:
Do total de 14 produtos que apresentaram aumento de preços em outubro, os cinco maiores foram encontrados em:
Cebola - 64,07%
Amaciante - 40,25%
Presunto magro - 30 %
Sabão em pó - 29,73%
Alvejante - 27,71%

Quedas:
Do total de 35 produtos que tiveram quedas de preços no mês passado, as cinco maiores estavam em:
Pasta dental - 41,85%
Desinfetante - 33,51%
Ovos de granja- 31,88%
Batata inglesa - 29,91%
Queijo - 26,99%

Estáveis:
Apenas dois produtos permaneceram com preços estáveis no mesmo período. Foram eles a erva mate e a carne bovina.

Expectativas
Os preços que os consumidores encontram nas prateleiras mostram um pouco do que está ocorrendo na relação dos varejistas com os fornecedores. Segundo o gerente regional de rede de supermercados, Manoel Savedra, produtos como o óleo de soja tiveram quedas de preços - beirando os 40% - e entram também em promoção para aumentar as vendas.

As fortes chuvas das semanas anteriores acabaram fazendo cair as vendas, o que precisa ser revertido, lembra Savedra. “Sempre tínhamos um crescimento, que não existiu agora”, contou. Outro produto que teve queda nos preços foram os ovos de galinha, que podem baixar um pouco mais.

Novo abastecimento nos supermercados deve ocorrer depois do feriado, com tendência de queda nos preços, diz o gerente. “Se mantiverem, já é bom. Preço alto não vende”, diz.

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