Recuperação

Receita executa Operação Minuano

O delegado da RFB em Pelotas, Juliano Campeol, acompanhou as informações prestradas na terça-feira (10) por Diames Brum

Foto: Jô Folha - DP - Delegado Juliano Campeol acompanhou as informações prestradas por Diames Brum

A Delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB) em Pelotas anunciou oficialmente na terça-feira (10), em entrevista coletiva, que está em execução a primeira etapa da Operação Minuano, que visa coibir a sonegação de tributos federais de pessoas jurídicas no seu âmbito de abrangência, que totaliza 34 municípios da Zona Sul do Estado.

 
Ao falar sobre o montante a ser recuperado nesta primeira fase, o chefe da Equipe de Fiscalização da Delegacia, auditor-fiscal Diames Brum, aponta a soma a ser apurada de R$ 7 milhões, mas até o fim da Operação Minuano podem voltar ao cofres público federais R$ 150 milhões.

 
Nesta primeira etapa a Operação Minuano abrange 20 empresas do comércio, de serviços, da indústria e de transportes de médio e grande portes e também do Simples Nacional que estavam enquadradas irregularmente. Inicialmente, estas empresas são intimadas a prestar esclarecimentos. Destas, não serão aceitas declarações retificadoras. Pelo contrário, elas serão penalizadas com multas de 75% a 150% (a principal delas), mas também alienação de bens e medida penal, segundo Brum.

 
A primeira fase da Operação Minuano começou em agosto deste ano e acabará em julho de 2024. Após o cruzamento nos Sistemas Informatizados da Secretaria da RFB e da análise contábil das informações foi constatado que diversas empresas na região estão omitindo do fisco federal parcela expressiva das receitas auferidas e ocultando operações tributáveis, conta Brum, que participou da coletiva com o delegado da RFB em Pelotas, auditor-fiscal Juliano Campeol.
Não estando incluídas nesta etapa de notificações, a orientação de Brum é para que as empresas regularizem o mais rápido possível a situação, podendo ser usada, neste caso , as declarações retificadoras. “Em dezembro, acreditamos que teremos os primeiros resultados”, diz Campeol.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Selo + Energia Sustentável para empresas gaúchas Anterior

Selo + Energia Sustentável para empresas gaúchas

Número de bares e restaurantes com prejuízo em agosto aumenta 5% Próximo

Número de bares e restaurantes com prejuízo em agosto aumenta 5%

Deixe seu comentário